ENSINO DE LITERATURA: CONSIDERAÇÕES SOBRE LEITURA E ESTÉTICA DA RECEPÇÃO

Authors

  • Luciene Teixeira Silva UNIFAL-MG

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v1i1.171

Keywords:

ensino de literatura

Abstract

Este trabalho vem somar-se aos estudos de questões relacionadas ao Ensino de Literatura. Primeiramente, nos referimos ao cenário pós-moderno, ao qual se experimenta uma crise das literaturas, que interfere na formação de um indivíduo crítico, reflexivo e atuante na transformação da sociedade em que vive. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre o ensino de Literatura para jovens do século XXI, que vivem uma realidade envolvida pela cultura globalizada e por inúmeros recursos tecnológicos e digitais. Consideramos como referencial teórico os estudos de Antonio Candido relativos à Literatura como um direito do ser humano e as teorias da Estética da Recepção, que refletem a possibilidade de realizar estas ações a partir do próprio texto, estabelecido pela relação dialógica entre texto literário e leitor.

Published

13-12-2013

How to Cite

Silva, L. T. (2013). ENSINO DE LITERATURA: CONSIDERAÇÕES SOBRE LEITURA E ESTÉTICA DA RECEPÇÃO. Revista (Entre Parênteses), 1(1). https://doi.org/10.32988/rep.v1i1.171

Issue

Section

Artigos - Ensino

Similar Articles

> >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.