LITERATURA INFANTOJUVENIL
NOVO CENÁRIO, NOVAS PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v13n2.2429Palavras-chave:
literatura infantojuvenil; fruição literária; práticas educacionais.Resumo
O presente artigo propõe reflexões e apontamentos sobre a literatura infantojuvenil, visando repensar alguns procedimentos de ensino que afastam ou que aproximam os jovens do livro. O objetivo é discutir brevemente os caminhos percorridos pela literatura voltada para o público jovem e fazer apontamentos sobre seus propósitos pedagógicos, dando ênfase ao pouco espaço para a fruição literária propriamente. Será dado destaque ao fato de alguns processos educacionais afastarem os jovens da literatura, sinalizando possíveis equívocos em práticas que costumam distanciar esses leitores do universo literário. A finalidade é reforçar a ideia de que os procedimentos pedagógicos adotados são responsáveis pelo êxito, por isso alguns serão discutidos. Outro ponto crucial, que será abordado, é sobre a escolha dos livros voltados para adolescentes que deve ser feita de forma cuidadosa para a eficiência do processo de construção do letramento literário.
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