DINÂMICA FENOMENOLÓGICA DE PERCEPÇÃO DO LUGAR NARRATIVO DE FICÇÃO LITERÁRIA

Autores

  • Danilo de Oliveira Nascimento Universidade Federal de Rondonópolis

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v12n1.2106

Palavras-chave:

Narrativa de ficção; Lugar narrativo; Narratologia; Fenomenologia da Percepção.

Resumo

O objetivo fundamental deste artigo é ressaltar a dinâmica de percepção de lugar narrativo considerando três instâncias de experiência perceptiva: a da metodologia de análise e interpretação do texto literário fundamentada na fenomenologia da percepção e da geografia humanista; a da noção de livro enquanto suporte do texto literário e a da linguagem literária.  A partir de Merleau Ponty e Yi-Fu Tuan, adotamos a noção de lugar como fenômeno de situação e de temporalidade, assim, reiteramos a compreensão de que o lugar imediatamente percebido se trata de fenômeno de condensação e difusão de outros lugares que o precederam e que o constituem e caracterizam. Por sua vez, os processos de condensação e difusão de lugares entre lugares desvela as dinâmicas de intersecção e de perpassagem e as lógicas da precedência e da obviedade.

Biografia do Autor

Danilo de Oliveira Nascimento, Universidade Federal de Rondonópolis

Danilo de Oliveira Nascimento é graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso, Doutor e Mestre em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor Associado de Estudos Literários e Literatura Brasileira na Universidade Federal de Rondonópolis (MT). Publicou os seguintes livros: Representações da infância, da adolescência e da juventude na prosa ficcional e não ficcional de Raul Pompéia, Iniciação ao estudos literários: saberes e práticas e Capítulos de Estudos Literários. Realiza pesquisa sobre lugar e narração sob a perspectiva da narratologia, fenomenologia da percepção, geografia humanista, hermenêutica, semiótica e estética da recepção, tendo publicado nos últimos anos vários artigos sobre o tema.

Referências

BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística geral. Tradução Maria da Glória Novak e Luiza Neri. São Paulo: Cultrix, 1976.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco. 2011.
BONOMI, Andrea. Fenomenologia e estruturalismo. Tradução João Paulo Monteiro, Patrizia Piozzi e Mauro de Almeida Alves. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
BUTOR, Michel. Repertório. Tradução Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 1974.
DIMAS, Antonio. Espaço e romance. 3 ed. São Paulo: Ática, 1994.
DUFRENNE, Mikel. Estética e filosofia. Tradução Robero Figurelli. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.
GENETTE, Gérard. Figuras. Tradução Ivone Floripes Mantoanelli. São Paulo: Perspectiva, 1972.
MAINGUENEAU, Dominique. Elementos de linguística para o texto literário. Tradução Maria Augusta Bastos de Mattos. 1 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MARANDOLA JR.; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Livia de (orgs). Qual o espaço do lugar? 1 ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. 4 e. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
RAMOS, Maria Luiza. Fenomenologia da Obra Literária. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense – Universitário.
RICOEUR, Paul. Interpretação e ideologia. 3 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
RICOEUR, Paul. Tempo e a narrativa 3: o tempo narrado. Tradução Cláudia Berliner. 1 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
RIFFATERRE, Michael. A produção do texto. Tradução Eliane Fittipaldi Pereira Lima de Paiva. 1 ed. São Paulo: Martins Fontes. 1989.
SANTAELLA, Lúcia. Percepção: fenomenologia, ecologia, semiótica. São Paulo: CENGAGE Learning, 2012.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Tradução Livia de Oliveira, Londrina – PR: Eduel, 2013.
______. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Tradução Lívia de Oliveira, Londrina – PR: Eduel, 2012.
TZVETAN, Todorov. Linguagem e Literatura. In: As estruturas narrativas. Tradução Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 1979.

Downloads

Publicado

24-10-2023

Como Citar

de Oliveira Nascimento, D. (2023). DINÂMICA FENOMENOLÓGICA DE PERCEPÇÃO DO LUGAR NARRATIVO DE FICÇÃO LITERÁRIA. Revista (Entre Parênteses), 12(1), 1–21. https://doi.org/10.32988/rep.v12n1.2106

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários