A FAUNA E A FAINA APONTAMENTOS PARA UMA LEITURA DE O CORTIÇO

Autores

  • Eloésio Paulo UNIFAL-MG

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v2i5.557

Palavras-chave:

Ficção brasileira, Romance naturalista, Aluísio Azevedo, O cortiço

Resumo

Este artigo, dirigido sobretudo a professores e a futuros professores de Literatura Brasileira, pretende oferecer subsídios para uma compreensão crítica do romance O cortiço, de Aluísio Azevedo. Para tanto, procura mobilizar elementos que permitam, ao leitor de primeira viagem dessa obra, reconhecer as qualidades de técnica narrativa que a tornaram um clássico da ficção brasileira, bem como apontar as situações narrativas mais relevantes para compreender a complexa rede de referências históricas e a intenção profundamente crítica do escritor, fundamentais para a sobrevivência do romance como leitura potencialmente prazerosa e monumento à inteligência brasileira, vale dizer, obra cuja frequentação é indispensável na formação de um cidadão capaz de aliar, em todas as situações de sua vida, sensibilidade e consciência social.

Biografia do Autor

Eloésio Paulo, UNIFAL-MG

Eloésio Paulo é professor da Universidade Federal de Alfenas. Doutor em Letras pela UNICAMP (2004), publicou os livros Teatro às escuras – uma introdução ao romance de Uilcon Pereira (1998), Os 10 pecados de Paulo Coelho (2007) e Loucura e ideologia e dois romances dos anos 1970 (2014).

Downloads

Publicado

16-02-2017

Como Citar

Paulo, E. (2017). A FAUNA E A FAINA APONTAMENTOS PARA UMA LEITURA DE O CORTIÇO. Revista (Entre Parênteses), 5(2). https://doi.org/10.32988/rep.v2i5.557

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários