Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Casos de submissão de trabalhos resultantes de dissertação ou de tese ou casos excepcionais devem ser apontados no ato da submissão em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • No caso de artigo, o arquivo apresenta Resumo, Abstract e Resumen (nas três linguas)
  • O texto segue boas práticas na publicação científica, descritas em Guia de boas práticas para autores e avaliadores.
  • A pesquisa observa os princípios éticos de pesquisa, incluindo, se for o caso, Termos de Compromisso Livre e Esclarecido nos trabalhos que envolvam seres humanos
  • O autor declara que não teve trabalho publicado, individualmente ou em coautoria, na revista nos doze meses anteriores à data da submissão.
  • O autor declara que inexiste a ocorrência de plágio ou de autoplágio.
  • O autor declara ter preenchido todos os itens de identificação em seu perfil e metadados na submissão do artigo, incluindo a biografia acadêmica, a ser inserida na página de publicação do texto.

Diretrizes para Autores

A revista publicará os seguintes textos:

a) Artigos: textos com no mínimo 8 e no máximo 30 páginas, incluindo as referências e anexos, quando for o caso.

b) Ensaios acadêmicos: textos, com no mínimo 15 e no máximo 40 páginas, incluindo as referências e anexos, quando for o caso.

c) Resenhas: textos com até 8 páginas, contendo o registro e a crítica de obras, dissertações ou teses, publicados recentemente (no máximo há 2 anos).

d) Traduções: textos que apresentem a tradução de uma obra relevante para a área de letras, acompanhados de estudo crítico.

e) Relatos de experiência: textos que apresentam uma experiência de aplicação de teorias ou metodologias, sempre fundamentados por bibliografia pertinente.

 

  1. O tamanho do papel deve ser A4 e o texto apresentado em coluna simples, com margens 2,5 cm (superior, esquerda, inferior e direita).
  2. Em todo o texto, o tipo de letra deve ser Arial, com adentramento de 2 cm para marcação de parágrafos (não fazer adentramento com o uso da tecla ‘tab’) e 4 cm para exemplos e citações (apenas as que ultrapassarem 03 linhas).
  3. O tamanho da fonte é de 12 pontos para o texto corrente e 11 para exemplos e citações que ultrapassarem 03 linhas. O espaçamento entre linhas no corpo do texto deve ser 1,5. Nas citações com mais de 03 linhas, deve ser 1,0 (espaço simples). Para destacar qualquer parte do texto, use negrito. Não use espaço entre parênteses. O texto deve vir justificado. As páginas não devem ser numeradas.
  4. Admite-se a submissão de trabalhos individuais ou com, no máximo, 3 (três) autores.

1 Partes pré-textuais do trabalho

  1. Título centralizado, com letras MAIÚSCULAS, em negrito, fonte 14.
  2. Logo abaixo do título, nome do autor alinhado à direita (sem negrito). Na linha seguinte, indicar instituição por extenso (e agência de fomento, se for o caso). Na linha sequencial, endereço de e-mail (entre parênteses). Em nota de rodapé indicar a titulação do autor e outras informações relevantes, indicar também os dados da agência de fomento, quando for o caso. Quando se tratar de mais de um autor, os dados de cada um devem ser colocados em linhas separadas. 

2 No caso de artigos e traduções deve-se apresentar

  1. Resumo: abaixo dos dados do autor duas linhas (espaçamento simples, fonte 12), a palavra resumo (em letras minúsculas e em negrito) deve vir seguida de dois pontos. Deve ser redigido em Língua Portuguesa (com até 200 palavras), espaço simples entre linhas, fonte 10, Arial. IMPORTANTE: sugere-se que os resumos enfoquem: tema, objetivos, pressupostos teóricos do trabalho e resultados obtidos.
  2. Palavras-chave: (em minúsculo, apenas com negrito). No máximo 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula (;). Colocar ponto no final da lista de palavras-chave.
  3. Abstract: duas linhas abaixo das palavras-chave. Deve ser escrito  em inglês, seguido de Keywords, com as mesmas regras do resumo em português. IMPORTANTE: caberá a cada autor a responsabilidade pela revisão do abstract ou do resumen. Serão recusados os textos cujo abstract apresentarem desvios grosseiros de tradução, dando indícios de que não foram feitos por alguém especializado, mas por um tradutor digital ou algo similar.
  4. Resumen: duas linhas abaixo das Keywords. Deve ser escrito  em espanhol, seguido de Palabras-clave, com as mesmas regras do resumo em português. IMPORTANTE: caberá a cada autor a responsabilidade pela revisão do resumen. Serão recusados os textos cujo abstract ou resumen apresentarem desvios grosseiros de tradução, dando indícios de que não foram feitos por alguém especializado, mas por um tradutor digital ou algo similar.
  5. Duas linhas abaixo das palabras clave, iniciar o texto.

Observação: os três resumos são obrigatórios.

3 Citações e expressões no trabalho

  1. Para citações sem recuo (até 3 linhas) utilizar aspas duplas. Não utilizar itálico.
  2. Para as citações que ultrapassarem 03 linhas, a fonte deve ser 11, sem itálico, sem aspas.
  3. Expressões em outra língua devem vir em itálico.
  4. Títulos de figuras devem ser posicionados na parte inferior, em fonte tamanho 10, negrito, centralizado. Não use ponto final ao final do título. Em tabelas e quadros, não usar fundo colorido ou sombreado e evitar linhas duplas ou grossas. No interior de tabelas e quadros, deve ser usada fonte tamanho 10, normal, com espaçamento simples entre as linhas.
  5. Pede-se que seja evitado uso de caracteres especiais provenientes do IPA (Internacional Phonetic Alphabet).
  6. Imagens e ilustrações, preferencialmente, devem ser apresentadas em preto e branco ou em tons de cinza. Não incluir imagens com altíssima resolução, pois deixam o arquivo extremamente pesado e não trazem diferença significativa no resultado final. Em caso de uso de imagens com direitos autorais, deve ser encaminhada a autorização do autor para divulgação no trabalho a ser publicado na revista.

4 Referências

  1. As referências no corpo do trabalho devem ser apresentadas entre parênteses, feitas por intermédio da data identificadora do trabalho, seguida de vírgula, espaço, da expressão “p.”, de página, espaço e do(s) número(s) da(s) página(s) citada(s), quando for o caso. Atentar para o fato de que, quando o nome do autor vier dentro do parêntese, deve ser todo maiúsculo. Exemplo: (CÂMARA, 1979, p. 231).
  2. As referências dos autores citados ao longo do texto devem aparecer no final, sem numeração, antes dos anexos (quando for o caso) e devem trazer como título apenas a palavra referências (alinhada à esquerda), em negrito, apenas a primeira letra do título em maiúsculo.
  3. Os autores devem ser citados em ordem alfabética. O principal sobrenome do autor em maiúsculas, seguido de vírgula e do(s) demais nome(s) e sobrenome(s) por extenso, preferencialmente, ou abreviado somente pela letra inicial do nome seguida de ponto (favor adotar um único padrão); título de livro, de revista e de anais, em negrito; título de artigo, em letra normal; se houver mais de uma obra do mesmo autor, seu nome deve ser substituído por um traço de três toques; obras de mesmo(s) autor(es) e de mesmo ano devem ser diferenciadas, empregando-se letras sequenciais do alfabeto – a, b, c ... – imediatamente após a data. Seguem abaixo diferentes exemplos:

a) Um autor

SOUZA, Maria Suzana de Lemos. Guia para redação e apresentação de teses. 2. ed. Belo Horizonte: Coopmed, 2002.

b) Dois autores

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Makron Books, 2002.

c) Três autores

GOMES, P.; PETITO, R.; FORTES, L. Drogas psicotrópicas e seu modo de ação. São Paulo: Romana, 1996.

d) Um, dois, até  três autores (publicação em periódico)

PINHEIRO, A. R. O.; FREITAS, S. F. T.; CORSO, A .C. T. Uma abordagem epidemiológica da obesidade. Rev. Nutrição, Campinas, v. 17, n. 4, p. 523-533, out./dez. 2004.

e) Mais de três autores

CARVALHO, A. M. et al. Aprendendo Metodologia Científica: uma orientação para alunos de graduação. 2. ed. São Paulo: O nome da Rosa, 2001.  54

f) Autor repetido

O nome do autor de várias obras referenciadas sucessivamente pode ser substituído, nas referências seguintes à primeira por um travessão simples (6 dígitos e ponto).

SOARES, M. Profilaxia e infecção. Rio de Janeiro: Romana, 1995. 125 p.

________. Drogas contagiosas. Rio de Janeiro: Romana, 1996. 205 p.

g) Autor Entidade

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

h) Responsabilidade intelectual destacada

CIANCIARULLO, T. I. et al. (Org.). Sistema de Assistência de Enfermagem: evolução e tendências. São Paulo: Ícone, 2001.

i) Capítulo com autoria específica (autoria do capítulo foi extraída de um livro-texto)

GOMES, D. R.; SERRA, M. C. Avaliação Clínica Diária. In: GOMES, D. R.;

j) Eventos científicos (Congressos, Seminários, Jornadas, entre outros)

CONGRESSO BRASILEIRO DE UROLOGIA, 15., 1981, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Urologia, 1981. 89 p.57

k)  Artigos de publicações periódicas

TITLER, M. G. et al. Infusing research into practice to promote quality care. Nursing Research, v. 43, n. 5, p. 307-313, 1994.

l) Documentos on line

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Política de Saúde. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. 2001. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2005

m) Dissertação, tese e trabalho de conclusão de curso

JULIANO, A. M. R. Análise de resumos nas dissertações de mestrado em biblioteconomia da PUCCAMP. 1994. 90f. Dissertação (Mestrado em  Biblioteconomia) – Escola de Biblioteconomia, PUCCAMP, Campinas, 1994.

 

Obsercação: Todas as referências citadas no corpo do texto deverão estar apresentadas na lista final e vice-versa. Para mais informações, consultar: http://www.unifal-mg.edu.br/biblioteca/?q=download, Manual para Normalização da Unifal-MG.pdf (1,4 MB)

5 Notas de rodapé

As notas de rodapé deverão ser utilizadas somente em casos de explicações complementares. Não se deve utilizá-las para citação de referências bibliográficas. Quando as usar, favor atentar para que a fonte seja a mesma do texto e que venham justificadas. IMPORTANTE: O trabalho submetidos em português deverá ser enviado obedecendo às novas normas ortográficas da Língua Portuguesa. A revisão do trabalho ficará a cargo do proponente. Os trabalhos que não atenderem às normas da revista não serão encaminhados aos pareceristas para avaliação.

Artigos - Estudos Literários

Política padrão de seção

Artigos - Estudos Linguísticos

Política padrão de seção

Ensaios

Ensaios linguísticos, literários ou relacionados ao ensino de línguas, suas literaturas e culturas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.