Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista (Entre Parênteses) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) recebe trabalhos em fluxo contínuo na área de Estudos Linguísticos e Literários.

Tem como missão a publicação de trabalhos, originais e inéditos, que tenham a linguagem em suas mais diferentes manifestações como foco, não havendo restrição no que se refere às áreas de saber com as quais se possam estabelecer diálogos e contribuir para a construção do conhecimento. Serão aceitos para publicação textos que se insiram nos estudos linguísticos e literários, nas pesquisas relacionadas ao ensino e formação de professores de línguas e literatura, em trabalhos que discutam as relações entre história, memória e literaturas ou línguas, entre outros.

Objetiva, assim, demonstrar a amplitude dos estudos relacionados à área de Letras e promover a difusão das pesquisas que se desenvolvem na atualidade.

A (Entre Parênteses) tem interesse em publicar artigos, resenhas, ensaios e traduções de doutores, mestres, graduados, mestrandos, doutorandos e discentes de graduação (com a orientação de mestres ou doutores), contribuindo para a divulgação de saberes relacionados à área de Letras.

Serão aceitos artigos científicos, ensaios acadêmicos,  resenhas e traduções que estejam dentro da linha editorial e das regras e normas para publicação desta revista.

A editoria da Revista (Entre Parênteses) receberá trabalhos em fluxo contínuo e divulgará chamadas para publicação de dossiês de temas específicos. Prazos serão estipulados para o envio dos trabalhos científicos propostos para os dossiês e, se necessário, poderão ser prorrogados.

O tempo médio do processo editorial (envio dos trabalhos, análise dos pareceristas ad hoc, decisão do editor e publicação) é de até seis meses.

A partir de 2016, passou a ser semestral e a publicar números temáticos e dossiês. A partir de 2018, passou a atribuir DOI para dar maior visibilidade aos trabalhos publicados desde a sua criação.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos, inéditos e submetidos com exclusividade, deverão ser enviados e avaliados via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). A avaliação se dá pelo sistema de revisão dupla (double blind review)e pela verificação de conflito de interesses. A revista conta com a colaboração de pareceristas externos à UNIFAL-MG e ao Conselho Editorial. O processo de avaliação de trabalhos se dá em duas instâncias:

  1. Na primeira, o trabalho é analisado pelos editores da Revista, que fazem uma avaliação preliminar da pertinência do conteúdo dos trabalhos em relação à política editorial da Revista e à adequação da redação ao gênero proposto e das normas de publicação. Nessa etapa o trabalho pode ser rejeitado ou então encaminhado para avaliação de dois pareceristas ad hoc.
  2. Na segunda instância, o trabalho, sem identificação de autoria, é submetido à avaliação de dois pareceristas, membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc. Havendo divergência entre os dois pareceres, um terceiro é solicitado. O nome dos autores e dos pareceristas é mantido em sigilo, para evitar que as avaliações sofram alguma influência externa.

Os pareceristas são escolhidos de acordo com o tema e objeto tratado no artigo a ser avaliado. Os editores analisam casos de conflito de interesse entre autor e avaliador(es). Dos pareceres emitidos pelos avaliadores, um dos três resultados a seguir será escolhido:

a) Aceito na íntegra;

b) Aceito com modificações;

c) Não aceito.

O resultado da avaliação ad hoc será encaminhado ao/s autor/es.

A REP observa o interstício de, no mínimo 12 (doze) meses, para publicação de trabalhos de um mesmo autor, ainda que em coautoria.

 

 

Periodicidade

A Revista (Entre Parênteses) foi publicada anualmente até 2015. A partir de 2016, foi adotada a política de publicação semestral. Publica também edições especiais (dossiês) abordando uma determinada temática ou trabalhos advindos de eventos científicos da Unifal-MG ou de outras instituições, em parceria com a Unifal-MG, na área de Letras.

Periodicidade – Semestral

Primeiro volume:  limite para publicar a edição 31 agosto.

Segundo volume: limite para publicar a edição 30 dezembro.

As datas se referem à publicação do número da revista.

Os trabalhos submetidos serão avaliados em até 06 meses.

Política de Acesso Livre

Oferece acesso livre imediato e gratuito ao seu conteúdo a fim de contribuir para a socialização e democratização do conhecimento científico.

Guia de boas práticas para autores e avaliadores

1. A REP adota política de boas práticas na pesquisa e escrita científica:

a) sugere-se a leitura atenta do Código de Boas Práticas Científicas, da Fapesp, disponível em: http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf

b) sugere-se também a leitura das recomendações constantes em:

https://publicationethics.org/core-practices

https://publicationethics.org/resources/code-conduct

https://publicationethics.org/files/editable-bean/COPE_Core_Practices_0.pdf

2. A REP utiliza identificadores de plágio. A detecção de plágio implica a rejeição do trabalho.

3. A REP aceita a submissão de trabalhos com até 03 (três) autores e entende que coautoria distingue-se de orientação.

4. A REP observa a Ética em pesquisa com seres humanos.

 

https://publicationethics.org/files/editable-bean/COPE_Core_Practices_0.pdf

Conflito de interesses e interstício para publicação

1. No ato da submissão, o autor deverá indicar a possível ocorrência de conflito de interesses em "Comentários ao editor";

2. Ao aceitar um trabalho para avaliação, avaliadores e membros do Conselho Consultivo devem declarar a inexistência de conflito de interesse ou, caso haja conflito, devem rejeitar a avaliação;

3. Caso não seja possível a resolução do conflito de interesse, a editoria da REP informará ao autor que o trabalho não poderá ser avaliado e que a submissão foi cancelada.

4. No ato da submissão, o autor, responsável pela submissão, declara que não teve trabalho publicado nos 12 (doze) meses anteriores à data da nova submissão.

Sponsors

Esta revista, idealizada pelo Grupo PET Conexões de Saberes - Letras, recebe apoio das Pró-Reitorias de Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão e do PET-Programa de Educação Tutorial (SESu/MEC).

Histórico do periódico

A Revista (Entre Parênteses) da Universidade Federal de Alfenas/Câmpus Alfenas surgiu como uma publicação anual e de acesso livre, aberta a pesquisadores do Brasil e do exterior, interessados em questões relativas à área de Estudos Linguísticos e Literários. Conta com publicações semestrais de trabalhos científicos inéditos e resultantes de pesquisa de caráter significativo para as áreas citadas e produzidos por docentes mestres e doutores, além de doutorandos, mestrandos, graduados, discentes de graduação (devidamente orientados por um professor mestre ou doutor) e outros possíveis pesquisadores.

Idealizada no âmbito do Grupo PET Conexões de Saberes -Letras, nasceu, inicialmente, da necessidade de se criar um espaço para a publicação de trabalhos produzidos por discentes do Curso de Letras da Unifal-MG. Com o tempo, porém, discentes e pesquisadores de outras instituições passaram a colaborar com a revista, ampliando, assim, a sua abrangência geográfica. A edição de 2012, sendo inaugural, publicou apenas textos de acadêmicos do Curso de Letras e dos petianos. Em 2013, publicou os artigos apresentados na I Jornada Científica de Letras (29/11 a 01/12/2012) do Curso de Letras da Unifal-MG e trabalhos que foram submetidos diretamente à revista. De 2014 a 2015, manteve a periodicidade anual. A partir de 2016, passou a receber submissões em fluxo contínuo, publicando edições semestrais, números especiais e dossiês sobre temas específicos.

Em 2018, passou a atribuir o DOI, procurando dar maior visibilidade aos trabalhos dos pesquisadores.