Para ouvir o canto das sereias: um comentário sobre "A história incompleta de Brenda e de outras mulheres" (2016)

Autores

  • Luiz Henrique Moreira Soares Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/ Ibilce) - Campus de São José do Rio Preto.

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v1i7.776

Palavras-chave:

A história incompleta de Brenda e de outras mulheres, mulheres trans e travestis, literatura brasileira, subjetividades

Resumo

Se o discurso é a coisa que habita o corpo, e o corpo é o lugar de toda a experiência, como contar, então, sobre a experiência do desejo e da violência em certos corpos? Quais experiências são tidas como possíveis e legítimas? Quem tem direito à narrativa, ao luto, à vida? Essas são algumas das questões que podem ser discutidas a partir da obra A história incompleta de Brenda e de outras mulheres (2016), do escritor e jornalista pernambucano Chico Ludermir. Lançada pela Confraria do Vento, a obra é composta por onze contos sobre as vivências e experiências de mulheres trans e travestis da cidade de Recife. Nesta resenha, observa-se a capacidade da obra em questão de produzir a ruptura, no sentido de possibilitar o reconhecimento de vozes e vidas violentadas pelo discurso social, além de legitimar e dar o direito, pela linguagem, de que outros corpos e vidas usufruam do caráter humano, legítimo e possível como sujeitos sociais.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Moreira Soares, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/ Ibilce) - Campus de São José do Rio Preto.

Mestrado em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Ibilce) - Campus de São José do Rio Preto.

Referências

BUTLER, J . Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

NIGRO, C. M. C. Introdução. In: NIGRO, C. M. C.; CHATAGNIER, J. C. Literatura e gênero . São José do Rio Preto: HN Editora, 2015. p. 15-22.

Revista (Entre Parênteses)

Número 7,

Downloads

Publicado

16-10-2018

Como Citar

Soares, L. H. M. (2018). Para ouvir o canto das sereias: um comentário sobre "A história incompleta de Brenda e de outras mulheres" (2016). Revista (Entre Parênteses), 7(1). https://doi.org/10.32988/rep.v1i7.776