DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E FICÇÃO: LA CASA DE LOS ESPÍRITUS DE ISABEL ALLENDE
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v10n2.1511Palavras-chave:
Literatura e História, Autoria feminina, América Latina, Isabel AllendeResumo
Resumo: O presente artigo tem como objetivo considerar as relações intertextuais entre o discurso ficcional e o discurso histórico a respeito do Golpe Militar ocorrido no Chile em 1973, presentes no romance La casa de los espíritus de Isabel Allende. O intuito da pesquisa é observar como a literatura se sobrepõe aos acontecimentos narrados pelo discurso histórico para recriar a sua própria narrativa. Além disso, o texto enfatiza o papel de destaque da escritora chilena no contexto da produção de autoria feminina na América Latina. Para tanto, recorreu-se as análises realizadas por Navarro (1995) e Zinani (2020), que apresentam a contextualização da produção literária feita por mulheres durante o período do chamado Boom da literatura latino-americana e a importância da autora dentro desse cenário. Para tratar das relações intertextuais entre ficção e história utilizou-se como aporte teórico as análises feitas por Kunz (2009) e Castillo Saavedra (2014) a respeito do romance e os elementos biográficos da autora presentes no documentário Isabel Allende documentary biographie, de 2007. Para analisar as relações entre os eventos relatados pelo discurso histórico a respeito do período ditatorial chileno e o texto ficcional de Allende, ancorou-se em autores como Huneeus (2000), Vial Correa (2009) e Zanatta (2017).
Palavras-chave: Literatura e História. Autoria feminina. América Latina. Isabel Allende.
Referências
ALLENDE, Isabel. A casa dos espíritos. São Paulo: DIFEL, 1997.
______. La casa de los espíritus. Barcelona: Randon House Mandadori, 2007a.
______. Carta de celebración de los 25 años de La casa de los espíritus. Barcelona: Randon House Mandadori, 2007b.
______. Mujeres del alma mía. Barcelona: Plaza Janés, 2020.
ALLENDE, Salvador. O último discurso: pronunciamento [set. 1973]. Santiago de Chile: Radio Magallanes, 1973. Pronunciamento disponibilizado pelo Canal Revivendo a História. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch? v=ftqFayEcBY4>. Acesso em: 7 out. 2018.
BARGANÇA, Mauricio de. Entre o boom e o pós-boom: dilemas de uma historiografia literária latino-americana. Ipotesi: revista de estudos literários, v. 12, p. 119-133, jan./jul. 2008. Disponível em: < http://www.ufjf.br/revistaipotesi/ files/2011/05/11-Entre-o-boom-e-o-p%C3%B3s-boom.pdf >. Acesso em: 25 mar. 2018.
CASTILLO-SAAVEDRA, Horácio Gabriel. La obviedad de ser novela: La casa de los espíritus. Cuautitlán: Ediciones El nido del fénix, 2014.
GENETTE, Gérard. Discurso da narrativa: ensaio de método. Lisboa: Arcádia, 1979.
HUNEEUS, Carlos. El Régimen de Pinochet. Santiago de Chile: Editora Sudamericana Chilena, 2000.
ISABEL Allende [documentary]. Director and Script: Paula Rodríguez Sickert. Director of Photography: John Márquez. Edition: Octavio Iturbe. Music: Nascuy Linares. [S.l.]: Askania Film Production, 2007. 58 min., son., color., 35 mm. Disponível em: < https://www.youtub e.com/watch?v=1cj08ubKs4g>. Acesso em: 15 ago. 2018.
KUNZ, Marinês Andrea. A Casa dos Espíritos: memória e história. Textura, n.19-20, p. 113-130, 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br /index.php/txra/issue/view/95>. Acesso em: 3 jul.2018.
NAVARRO, Márcia Hoppe. Por uma voz autônoma: o papel da mulher na história e na ficção latino-americana contemporânea. In: NAVARRO, Márcia Hoppe (Org.). Rompendo o silêncio: gênero e literatura na América Latina. Porto Alegre: Editora UFRS, 1995. p. 14-35.
PESAVENTO, Sandra Jathay. Fronteiras e ficção: diálogos da história com a literatura. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 20., 1999, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Anpuh, 1999. p. 819-831.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 2006.
VIAL CORREA, Gonzalo. Chile cinco siglos de historia: desde los primeros prehispánicos hasta el año 2006. Santiago de Chile: Zig-zag, 2009, v.2.
ZANATTA, Loris. Uma breve história da América Latina. São Paulo: Cultrix, 2017.
ZINANI, Cecil Jeanine Albert. Isabel Allende e Marcela Serrano: vozes chilenas na literatura latino-americana. Letrônica, n.1, p. 1-10, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado