Desafios e perspectivas do desenvolvimento da FTP para a prática educativa
Palavras-chave:
Educação para a Cidadania; Formação Inicial de Professores; Tecnologia Digitais da Informação e Comunicação; Fluência Tecnológico-Pedagógica.Resumo
A educação vem sofrendo inúmeras transformações na sociedade pós-moderna em especial, as concepções e técnicas de ensino têm sido alvo de constantes questionamentos. Assim, são elaboradas novas propostas de formação de professores e de ensino-aprendizagem, voltadas para a emancipação do ser humano, rompendo com o modelo tradicional e fundamentando-se em uma pedagogia didático-problematizadora embasada na FTP (Fluência Tecnológico-Pedagógico). Impulsionados pela mediação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), tais propostas possibilitam que o aluno seja estimulado a desenvolver a criticidade, a autonomia e a colaboração para a vida em sociedade. O presente artigo tem como objetivo discutir os desafios e as perspectivas do uso das TDIC e do desenvolvimento da FTP na prática de professores em formação inicial, por meio de análises e reflexões feitas à luz dos teóricos como Freire (2009), Vygotsky (2007), Alarcão (2011), Mallmann, Schneider e Mazzardo (2013), Bagetti (2017), entre outros. Diante disso, sinalizamos que o uso das TDIC nos fornecem diversos subsídios para a prática educativa, mas ressaltamos a necessidade do desenvolvimento da FTP a fim de que novas e boas práticas se tornem uma realidade nas escolas para uma educação voltada à cidadania.
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