Desafios e perspectivas do desenvolvimento da FTP para a prática educativa

Autores

  • Fábia Lima Algarve Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Educação para a Cidadania; Formação Inicial de Professores; Tecnologia Digitais da Informação e Comunicação; Fluência Tecnológico-Pedagógica.

Resumo

A educação vem sofrendo inúmeras transformações na sociedade pós-moderna em especial, as concepções e técnicas de ensino têm sido alvo de constantes questionamentos. Assim, são elaboradas novas propostas de formação de professores e de ensino-aprendizagem, voltadas para a emancipação do ser humano, rompendo com o modelo tradicional e fundamentando-se em uma pedagogia didático-problematizadora embasada na FTP (Fluência Tecnológico-Pedagógico). Impulsionados pela mediação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), tais propostas possibilitam que o aluno seja estimulado a desenvolver a criticidade, a autonomia e a colaboração para a vida em sociedade. O presente artigo tem como objetivo discutir os desafios e as perspectivas do uso das TDIC e do desenvolvimento da FTP na prática de professores em formação inicial, por meio de análises e reflexões feitas à luz dos teóricos como Freire (2009), Vygotsky (2007), Alarcão (2011), Mallmann, Schneider e Mazzardo (2013), Bagetti (2017), entre outros. Diante disso, sinalizamos que o uso das TDIC nos fornecem diversos subsídios para a prática educativa, mas ressaltamos a necessidade do desenvolvimento da FTP a fim de que novas e boas práticas se tornem uma realidade nas escolas para uma educação voltada à cidadania.

Biografia do Autor

Fábia Lima Algarve, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre do Programa de Pós- Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na área de concentração em Tecnologias Educacionais em Rede para a Inovação e Democratização da Educação, especialista em Novas Tecnologias na Educação pela Universidade Aberta do Brasil (ESAB) e em Supervisão Escolar. Graduada em Letras Português e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria e em Pedagogia pela Universidade Estácio de Ribeirão Preto. Atualmente é professora do Estado do Rio Grande do Sul e atua como professora do Curso Normal no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, professora de Educação Infantil da rede municipal de Santa Maria e cursa especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional na Faculdade de ciências, educação, Saúde, Pesquisa e Gestão (CENSUPEG). Atuou como professora de Português e Literatura em turmas de EJA, anos finais do ensino fundamental e ensino médio, como professora unidocente na Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental e como tutora EAD do Curso de Letras-Português e Literaturas da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Letras, alfabetização e ensino mediado por tecnologias, seus temas de maior interesse são: formação de professores, alfabetização, tecnologias educacionais, neuropsicopedagogia clínica e institucional.

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

Algarve , F. L. . (2022). Desafios e perspectivas do desenvolvimento da FTP para a prática educativa. Revista (Entre Parênteses), 11(2), e022006. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/2182