ESTUDO DO FENÔMENO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE DOIS POEMAS DE JESSIER QUIRINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v12n1.2120

Palavras-chave:

Variação linguística; Literatura; Sociolinguística.

Resumo

Neste trabalho investigamos a variação linguística na poesia de Jessier Quirino a partir da análise de dois poemas seus: “O nó da sabedoria” e “Conversa de manicure”.  Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter qualitativo, que contempla duas áreas que se inter-relacionam ao se interessarem pelo caráter social da língua: Literatura e Sociolinguística. Enquanto a primeira, em sua abordagem contemporânea, quebra padrões linguísticos ao dar espaço para a diversidade linguística, a segunda explica os aspectos responsáveis pela variação linguística. Para tanto, a pesquisa é fundamentada nos estudos da Linguística Aplicada e Sociolinguística (BAGNO, 2006; BORTONI-RICARDO, 2004; LABOV, 2001; CALVET, 2002) e demais autores que investigam as variedades do Português brasileiro. A análise aponta que a literatura reconhece a língua como identidade sociocultural ao canalizar as variedades linguísticas do Português, visto que, outrora, se restringia ao emprego da norma-padrão da língua.

Biografia do Autor

Maria Vânia Pereira Magalhães, IFPA

Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA); Pós-graduação lato sensu em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal do Pará (IFPA); Pós-graduação lato sensu em Administração Escolar pela Faculdade Mario Schenberg; Pós-graduação lato sensu em Linguística, Libras e Língua Inglesa Pela Educaminas; Graduação em Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Atua como Técnico-Administrativo em Educação no IFPA - Campus Parauapebas, é membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem do IFPA e tem experiência na área de educação como docente e coordenadora pedagógica.

Dirlenvalder do Nascimento Loyolla, UNIFESSPA

Doutor em Letras: Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília (UNB), Mestre em Estudos Literários/Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Bacharel em Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Realizou estágio de pós-doutoramento em Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD-Amazônia). Possui 19 anos de experiência como professor do Ensino Superior e, atualmente, é Professor Adjunto C, nível 2, da Faculdade de Línguas Estrangeiras e Tradução (FALET) do Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). É professor credenciado no POSLET - Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIFESSPA. Já publicou 2 livros acadêmicos autorais, 5 livros como organizador, 15 obras como tradutor das línguas inglesa, francesa e espanhola (tradução/revisão da tradução), além de artigos completos publicados em periódicos (8) e capítulos de livro (11). Possui 92 orientações concluídas, sendo 11 de Mestrado, 6 de Especialização Lato sensu, 71 de TCC/Graduação e 4 de Iniciação Científica - PIBIC (CNPq/FAPESPA), além de 104 participações em bancas de trabalhos de conclusão. É pesquisador e um dos líderes do Grupo de Pesquisa "Modernismo periférico: poéticas do século XX" (UEMS).

Referências

ALKMIM, Tânia Maria. Sociolinguística. In: MUSSALIM, F.; BENTES, Anna C. Introdução à linguística: domínios e fronteiras. v. 1. São Paulo: Cortez, 2001.

BAGNO, Marcos. A língua de Eulália: novela sociolinguística. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso – por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo. Parábola Editorial, 2009.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa, vol. 2. Brasília, 1997.

CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. Tradução de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.

DICIONÁRIO nordestino. Paraíba. Disponível em: http://www.jessierquirino.com.br/site/wp-content/uploads/2013/06/dicionario.pdf. Acesso em: 27 dez. 2022.

LABOV, William. Sociolinguistic pattern. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972.

MELO, Fabiana Pinheiro de. A poesia de Jessier Quirino: a variação que vemos e a variação que esquecemos de ver. 2017. 28 f. Monografia. Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, Paraíba. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/16515/1/PDF%20-%20%20Fabiana%20Pinheiro%20de%20Melo.pdf. Acesso em: 25 dez. 2022.

MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Cristina. Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. vol. 1. São Paulo: Contexto, 2006.

OLIVEIRA, Giezi. A sociolinguística e o modernismo no Brasil – aspectos variantes da língua. Disponível em: http://www.cchla.ufrn.br/humanidades2009/Anais/GT13/13.11.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.

PAZ, Octavio. A América Latina e a Democracia. A Tradição Antimoderna. In: Tempo Nublado. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

QUIRINO, Jessier. Prosa Morena. Recife: Bagaço, 2001.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguística Geral. 5. ed. São Paulo: Cultrix, 1973.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática. 10 ed. São Paulo, Cortez, 2005.

Downloads

Publicado

24-10-2023

Como Citar

Pereira Magalhães, M. V., & Nascimento Loyolla, D. do. (2023). ESTUDO DO FENÔMENO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE DOIS POEMAS DE JESSIER QUIRINO. Revista (Entre Parênteses), 12(1), 1–17. https://doi.org/10.32988/rep.v12n1.2120

Edição

Seção

DOSSIÊ NAS TEIAS DA LINGUAGEM