UMA ANÁLISE SOCIORRETÓRICA DE SEÇÕES DE CONCLUSÃO DE ARTIGOS ACADÊMICOS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1i7.777Palavras-chave:
Comunidade Discursiva, Análise Sociorretórica, Artigo Acadêmico Experimental. Seção de Conclusão.Resumo
Neste artigo, como principal objetivo, analisamos e comparamos a descrição sociorretórica da seção de conclusão do gênero artigo acadêmico em atividades de leitura e escrita acadêmicas com alunos do curso de Letras (Língua Portuguesa e Literaturas), a saber, estudantes do último semestre da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/Fafidam. Neste estudo, ancoramo-nos na obra de Bakhtin (1979, 1992, 1997); Swales (1990, 2004); Bhatia (1993, 1997) e, mais especificamente para a análise de gêneros acadêmicos, referentes às pesquisas de Bernardino (2007); Biasi-Rodrigues (1998); Motta-Roth (1995, 2001); Oliveira (2005); Bezerra (2006); Oliveira-Silva; Duarte (2008, 2009) acerca da organização retórica de gêneros textuais vinculados a produção do discurso escrito de seus pares na comunidade acadêmica. Para tal empreitada, aplicamos o Modelo CARS de Swales (1990) em um corpus de 10 AAE’s, no sentido de formalizar um padrão de organização sociorretórica do AAE com base na identificação e classificação das unidades e subunidades caracterizadoras da distribuição de informações em conclusões de AAE’s escritos por esses autores/produtores.
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