ANÁLISE NA PERSPECTIVA DISCURSIVA DA PERSONAGEM ALINE DE ADÃO ITURRUSGARAI
Resumo
Este artigo verifica os modos como o sujeito Aline, personagem do cartunista Adão Iturrusgarai, constitui-se, discursivamente, sob os aspectos teórico-analíticos da Análise do Discurso francesa, analisando os efeitos de sentido pretendidos pelo autor bem como as formações ideológicas e discursivas presentes na materialidade verbo-visual das tiras em questão. A natureza da pesquisa é bibliográfica e qualitativa, sendo o material de análise constituído por duas tiras selecionadas em duas obras do autor. A escolha de Aline se deu pela heterogeneidade do discurso do sujeito em si. Nessa perspectiva, tece-se uma breve retrospectiva acerca da história da mulher para, então, ancorar-se nos fundamentos de Michel Pêcheux, a partir dos estudos dos estudos de Fernandes (2007), Mussalim (2003) e Orlandi (2001) acerca dos construtos da Análise do Discurso, tais como: discurso, sujeito do discurso, formação ideológica e discursiva, condições de produção, efeitos de sentido e interdiscurso (memória discursiva). Esses conceitos fornecem suporte para as análises da significação de Aline no contexto das tiras, possibilitando concluir que o sujeito em questão representa as conquistas femininas de maneira exagerada, pois subverte os discursos esperados pela sociedade no que se refere ao papel da mulher.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado