A PESQUISA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: UM ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA PIBID/LETRAS/UFLA

Autores/as

  • Leonardo de Oliveira UFLA
  • Helena Maria Ferreira UFLA

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v1i2.206

Palabras clave:

Formação de professores

Resumen

Este artigo ocupa-se de uma temática pouco estudada no meio acadêmico, qual seja, a pesquisa no processo de formação do professor. Nesse sentido, a presente investigação tem como objetivo principal inventariar as contribuições da prática da pesquisa na licenciatura em Letras, de modo mais específico, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (CAPES/DEB), executado pelo Curso de Letras da Universidade Federal de Lavras (MG). Foi realizado um estudo teórico, com vistas a compilar estudos sobre a importância da pesquisa na formação de professores. Os resultados apontaram para uma aquisição de uma atitude investigativa acerca de questões teóricas, metodológicas e operacionais subjacentes à prática educativa. Nesse sentido, foram observadas duas questões básicas: a necessidade de uma sistematização da atividade de pesquisa nas licenciaturas e o reconhecimento dessa prática na aquisição de habilidades e competências substanciais à atuação docente. Foi realizada uma pesquisa de campo, a partir de questionários aplicados a bolsistas do PIBID. Os resultados desvelaram possibilidades de implantação de espaços de reflexão sobre conceitos e procedimentos necessários à formação teórica e metodológica de um professor de língua portuguesa. Foram apontadas questões que podem contribuir para a sistematização

Publicado

31-12-2013

Cómo citar

Oliveira, L. de, & Ferreira, H. M. (2013). A PESQUISA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS: UM ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA PIBID/LETRAS/UFLA. (Entre Paréntesis), 2(1). https://doi.org/10.32988/rep.v1i2.206

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