Formação pedagógica do docente universitário no contexto do ensino remoto emergencial: a experiência dos setores pedagógicos de uma universidade federal brasileira
Palavras-chave:
Assessoria Pedagógica Universitária. Formação Pedagógica Docente. Desenvolvimento Profissional Docente.Resumo
Este artigo apresenta o assessoramento pedagógico docente realizado pelos setores pedagógicos de uma universidade federal brasileira, tendo por objetivo relatar as ações desempenhadas no contexto da transição para o ensino remoto emergencial, em 2020, quando se instaurou a pandemia da Covid-19. Institucionalmente, foi prevista a oferta de formação pedagógica aos docentes como requisito para a manutenção da qualidade das atividades acadêmicas em regime remoto e tal previsão evidencia que a formação pedagógica, função mais característica do assessoramento pedagógico, ampliou sua valorização neste contexto de transição. Ancorado como estudo descritivo, à luz do referencial teórico do campo da Pedagogia Universitária, são apresentados desde a organização setorial responsável pela formação pedagógica, passando pelo programa de desenvolvimento profissional docente institucional, e chegando às ações realizadas, que culminaram na aplicação de avaliação e pesquisas junto aos docentes da instituição. Os resultados sinalizam que as ações têm uma concepção de formação que valoriza o movimento entre a teoria e a reflexão sobre a prática, encontrando eco nas demandas apresentadas pelos próprios docentes. Contudo, a partir de uma análise do modelo de formação adotado, evidencia-se que os setores pedagógicos precisam avançar, para contemplar ações que culminem em comunidades de aprendizagem, transformando profundamente a cultura pedagógica institucional.
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