A TECNOLOGIA E OS MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE ESPANHOL PARA BRASILEIROS: PENSANDO A FORMAÇÃO DE ALUNOS PARA ALÉM DE ESTRUTURAS LINGUÍSTICO-NORMATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1i5.484Resumo
A cada dia se apresentam novas propostas para o ensino do espanhol em diferentes contextos, especialmente para a educação básica, além de infindáveis questionamentos que envolvem desde os seus objetivos e até a formação dos futuros professores da língua. Nas OCEM encontramos a proposta de que o ensino do espanhol não esteja restrito ao desenvolvimento único de habilidades e competências linguísticas. Assim, considera-se que o ensino de uma língua estrangeira comporta uma série de elementos extralinguísticos, sociais, culturais e históricos, entre outros, importantes para a formação integral dos alunos. Acreditamos que, com a presente era tecnológica, faz-se necessário pensar em outros exemplos de materiais didáticos, além do livro didático, que de fato estejam contextualizados à realidade atual dos alunos. Os novos recursos digitais possibilitam novas formas de ensino/aprendizagem de línguas, pois oferecem formatos diferentes dos utilizados convencionalmente no ambiente escolar. Através dessa nova abordagem, acredita-se facilitar a real inserção do aluno no contexto linguístico e sociocultural da língua espanhola, uma vez que a facilidade de acesso às mídias contribui para a expansão dos instrumentos didático-pedagógicos adotados pelos docentes.
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