MÍO CID HISTÓRICO E LITERÁRIO: A CONSTRUÇÃO DO HERÓI CASTELHANO NO ROMANCE XX
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1n9.1131Palavras-chave:
Romancero Viejo, Heroi, Mio Cid, Sociedade IbéricaResumo
Por volta do século XV aparece na Espanha uma série de poemas épicos conhecidos como romances que refletiam o contexto histórico e cultural da sociedade da época. No decorrer dos séculos, estes poemas foram reproduzidos e se tornaram parte da identidade castelhana por resguardar traços historiográficos e personagens que foram importantes a este povo. No lugar de protagonistas de alguns destes poemas surgem heróis históricos e, dentro do gênero, este tipo de personagem adquire grande importância, já que tais textos (re)construíram estas figuras de modo a transformá-las em mitos do período histórico retratado. Assim, este artigo traça uma breve linha do tempo que evidencia algumas das principais manifestações heroicas no intuito de tentar demonstrar a universalidade desta figura ao mesmo tempo em que apresenta suas particularidades mais importantes. Além disso, realizou-se uma exposição sobre o protagonista do romance XX, Mío Cid, pelas óticas histórica e literária, a partir das quais se pode perceber diferenças e semelhanças na construção do herói castelhano. Ao final, compreende-se como se dá a representação da figura do herói no contexto da época e como esta figura mítica pode assumir um papel social e histórico significativo para o imaginário coletivo da época.
Referências
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Trad. Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Editora Cultrix, 1949.
CANAVAGGIO, Jean. Historia de la Literatura Española: La Edad Media. Barcelona:
Editorial Ariel, 1994a.
DUBY, Georges. A sociedade cavaleiresca. Trad. Antônio de Padua Danesi. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1990.
DUBY, Georges; PERROT, Michelle (org.). Historia de las mujeres: La edad media. Espanha: Taurus, 2018.
ELIADE, Mircea. Mito e realidade. Trad. Pola Civelli. São Paulo: Perspectiva, 2016.
FALQUE REY, Emma. Traducción de la «Historia Roderici». Madrid: Universidade de Sevilha, 1983. Disponível em https://idus.us.es/xmlui/handle/11441/38410. Acesso em 30 jun. 2018.
FERNÁNDEZ DELGADO, Juan José. El Cid histórico y literario de Toledo. Espanha: Real Academia de Belas Artes e Ciências de Toledo, 2013. Disponível em https://realacademiatoledo.es/el-cid-historico-y-literario-de-toledo-por-juan-jose-fernandez-delgado/. Acesso em 18 jun. 2018.
FLETCHER, Richard. Em busca de El Cid. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
FUENTES, Carlos. O Espelho enterrado. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
GARCÍA PEINADO, Manuel A. Hacia una teoría general de la novela. Arcos Libros: Madrid, 1998.
GONZÁLEZ, Mário M. Leituras de Literatura Espanhola (da idade média ao século
XVII). São Paulo: Letraviva: FAPESP, 2010.
INFANTE, Joice; ESTEVES, Antonio R.; NASCIMENTO, Magnólia Brasil Barbosa do (org.). A construção do herói na literatura espanhola. In: HISPANISMO à brasileira: Homenagem a Mario Miguel González. São Paulo: ABH, 2014. p. 215-232.
JUNG, Carl Gustav et al. O Homem e seus símbolos. Trad. Maria Lúcia Pinho. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2016.
MENÉNDEZ PIDAL, Ramón. La epopeya castellana a través de la literatura española. Madrid: 1929.
MULLER, Lutz. O Herói: A verdadeira jornada do herói e o caminho da individuação. São Paulo: Editora Cultrix, 2017.
RUCQUOI, Adeline. História Medieval da Pensínsula Ibérica. Editorial Estampa: Lisboa, 1995.
SEVILLA-QUIÑONES DE LEÓN, Margarita C. Torre. El linaje del Cid. In: ANALES DE LA UNIVERSIDAD DE ALICANTE HISTORIA MEDIEVAL, 13, 2002, Alicante. p. 6 - 49. Disponível em https://rua.ua.es/dspace/bitstream/10045/6786/1/HM_13_11.pdf. Acesso em 18 abr. 2019.
VILLEGAS, Juan. La estructura mítica del héroe en la novela del siglo XX. Barcelona: Editorial Planeta, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado