Os desafios da formação do professor de geografia: obstáculos e potencialidades da tecnologia no ensino remoto
Palavras-chave:
Políticas Educacionais; Professor de Geografia; Estágio Supervisionado.Resumo
Pensar a formação de professores é pensar um projeto de sociedade. A formação do professor de Geografia envolve elementos de campo específico da área e do campo pedagógico. Articular os dois campos de forma a possibilitar um equilíbrio é um desafio e esse desafio foi intensificado no ensino em formato remoto, pois os cursos de formação de professores tiveram que se adaptar para enfrentar obstáculos ligados a mediação do aprendizado por meio de tecnologia, a limitação do uso de algumas tecnologias e a substituição de estágio presencial pelo estágio remoto. A participação em órgão colegiados e grupos que discutem a formação de professores e a experiência da docência na formação de professores, articulados ao levantamento bibliográfico possibilitaram a construção deste texto com o objetivo de refletir sobre a formação do professor de Geografia e os desafios ampliados no ensino remoto. Como resultado é possível afirmar que os obstáculos continuam presentes, mas que existem também potencialidades que contribuem para a formação do professor de Geografia em formato remoto pautado na tecnologia. No entanto, é importante ressaltar que a socialização que acontecem nas instituições educacionais é essencial para o processo ensino e aprendizagem e que a tecnologia pode contribuir com diferentes experiências.
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