Os desafios da formação do professor de geografia: obstáculos e potencialidades da tecnologia no ensino remoto

Autores

Palavras-chave:

Políticas Educacionais; Professor de Geografia; Estágio Supervisionado.

Resumo

Pensar a formação de professores é pensar um projeto de sociedade. A formação do professor de Geografia envolve elementos de campo específico da área e do campo pedagógico. Articular os dois campos de forma a possibilitar um equilíbrio é um desafio e esse desafio foi intensificado no ensino em formato remoto, pois os cursos de formação de professores tiveram que se adaptar para enfrentar obstáculos ligados a mediação do aprendizado por meio de tecnologia, a limitação do uso de algumas tecnologias e a substituição de estágio presencial pelo estágio remoto. A participação em órgão colegiados e grupos que discutem a formação de professores e a experiência da docência na formação de professores, articulados ao levantamento bibliográfico possibilitaram a construção deste texto com o objetivo de refletir sobre a formação do professor de Geografia e os desafios ampliados no ensino remoto. Como resultado é possível afirmar que os obstáculos continuam presentes, mas que existem também potencialidades que contribuem para a formação do professor de Geografia em formato remoto pautado na tecnologia. No entanto, é importante ressaltar que a socialização que acontecem nas instituições educacionais é essencial para o processo ensino e aprendizagem e que a tecnologia pode contribuir com diferentes experiências.

Biografia do Autor

Sandra de Castro de Azevedo, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é Professora Associada na Universidade Federal de Alfenas. Atuou na Secretaria Estadual de Ensino de São Paulo como professora de geografia do ensino fundamental II e Médio por dez anos e na - Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo como professora de geografia do ensino fundamental por dois anos. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Ensino de Geografia, Educação do Campo, Formação de professores e Cidades Médias e Pequenas. Um de seus principais objetivos é ressaltar a sala de aula como espaço de transformação.

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

Azevedo , S. de C. de . (2022). Os desafios da formação do professor de geografia: obstáculos e potencialidades da tecnologia no ensino remoto . Revista (Entre Parênteses), 11(2), e022004. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/2180