Por que integrar as tecnologias ao currículo? Os desafios dessa integração
Palavras-chave:
Tecnologias; Currículo; Integração.Resumo
O título deste artigo traz uma pergunta muito instigante para nós como autores interessados no objeto em questão. Não temos a pretensão de respondê-la nestas breves páginas, mas sim problematizá-la como uma daquelas que têm gerado muita discussão no campo da Educação. Nesse contexto, este texto apresenta reflexões teóricas, a partir de nossas escolhas epistemológicas, por meio de aproximações com a temática, como também em diálogo com as pesquisas que temos desenvolvido em nossas trajetórias acadêmico-profissionais até o momento, relacionando diferentes campos: Currículo, Tecnologias e Formação de Professores.
Referências
ALMEIDA, Karla Nascimento de; NETTO, Cristiane Mendes; SOUZA, Mara Celeste Reis Fernandes de. Ciberterritorialidades: tensões no cotidiano escolar e linhas de fuga traçadas por docentes e discentes. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, n.43, 2019, p. 72-94.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Integração currículo e tecnologias: concepção e possibilidades de criação de web currículo. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; ALVES, Dom Robson Medeiros; LEMOS, Silvana Donadio Vilela (Orgs.). Web Currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014, p. 20-38.
______. Tecnologias digitais na Educação. In: Encontro de Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação, 5., 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2007, p. 1-17. Disponível em: <http://etic2008.files.wordpress.com/2008/11/pucspmariaelizabeth.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2012.
ALVARADO PRADA, Luis Eduardo; VIERA, Vânia Maria de Oliveira; LONGAREZI, Andréa Maturano. Concepções de formação de professores nos trabalhos da ANPED 2003-2007. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 32., 2009. Anais... 2009. Disponível em: <http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalhos/GT08-5836--Int.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2015.
AMIEL, Tel. Educação Aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais. In: SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson de Lucca. (Orgs.). Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: UDUFBA; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012, p. 17-34.
BANAJI, S.; BUCKINGHAM, D. The civic web: young people, the Internet and civic participation. Cambridge, MA: MIT Press, 2013.
BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologias na educação brasileira: de contexto em contexto. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, n. 43, 2019, p. 218-234.
BARTOLOMÉ, Antonio R. Sociedad de la información y cambio educativo. In: Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Clallengers, 4., 2005, Braga, Portugal. Anais... Braga, Portugal, 2005. p. 01-17.
BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação ou comunicação educacional?: campo novo de teoria e de prática. In: _____. (Org.). A formação na sociedade do espetáculo. São Paulo: Loyola, 2002.
BEVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia Educação, conceitos, histórias e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br/>
CERNY, Roseli Zen; ALMEIDA, José Nilton de; RAMOS, Edla. Formação continuada de professores para a cultura digital. Revista e-Curriculum, São paulo, n. 12, v. 2, p. 1331-1347, maio/out. 2014. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/766/76632206013.pdf>. Acesso em: 17 maio 2015.
COSTA, Fernando Albuquerque et al. Competências TIC: estudo de implementação. Lisboa: GEPE, 2008. (Plano Tecnológico de Educação, v. 1).
COSTA, Fernando Albuquerque (Coord). Repensar as TIC na educação: o professor como agente transformador. Lisboa: Edição Santillana, 2012. (Coleção Educação em Análise).
COSTA, Fernando Albuquerque. A utilização das TIC em contexto educativo: representações e práticas de professores. 2008. Tese (Doutorado)-Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal, 2008. Disponível em: <http://aprendercom.org/comtic/wp-content/uploads/2013/01/TeseCostaF2008TICemContextoEducativo.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2015.
______. O digital e o currículo: onde está o elo mais fraco? CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, 5., 2007a, Portugal. Atas... Universidade do Minho: Portugal, 2007a. p. 275-284.
______. Tendências e práticas de investigação na área das tecnologias em educação em Portugal. Universidade de Lisboa: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007b. Disponível em:
<http://aprendercom.org/comtic/wp-content/uploads/2012/03/2007COSTAFTendenciasinvestigacaoCap%C3%ADtuloESTRELA.pdf>. Acesso em:12 nov. 2014.
CUBAN, Larry. Oversold and underused: computers in the classroom. USA: Harvard University Press, 2001.
DUSSEL, Inés. La formación docente y la cultura digital: métodos y saberes para una nueva época. In: Birgin, A. (Comp.). Más allá de la capacitación: Debates acerca de la formación de los docentes en ejercicio. Buenos Aires: Ed. Paidós, 2012. p. 203-232.
DUBOC, A. P. M. Atitude Curricular: Letramentos Críticos nas Brechas da Sala de Aula de Línguas Estrangeiras. Jundiaí: Paço Editorial, 2015.
DWYER, Tom et al. Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar. Educação e sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1303-1328, set./dez. 2007.
FEENBERG, Andrew. O que é a filosofia da tecnologia? In: CONFERENCE IN THE UNIVERSITY OF TOKIO EM KOMABA. 2003a. Tokio. Anais… University of Tokio: Komaba, 2003. Tradução de Agustín Apaza. Revisão de Newton Ramos de Oliveira. Disponível em: <https://www.sfu.ca/~andrewf/Feenberg_OQueEFilosofiaDaTecnologia.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2015.
______. Racionalização subversiva: tecnologia, poder e democracia. 2003b. Disponível em: <http://www.sfu.ca/~andrewf/demratport.doc>. Acesso em: 30 jul. 2010.
______. Transforming technology: a critical theory revisited. New York: Oxford University Press, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996. (Coleção Leitura).
GVIRTZ, Selvina; LARRONDO, Marina. Notas sobre la escolarización de la cultura material. celulares y computadoras en la escuela de hoy. Revista TEIAS. Rio de Janeiro, v. 8, n. 15-16, p. 1-10, jan/dez, 2007.
JONASSEN, David. O uso das novas tecnologias na educaçãoo a distância e a aprendizagem construtivista. Revista Em aberto: Educação à Distância, v. 16, n. 70, p. 70-88, 1998.
JORDÃO, C. M. Abordagem comunicativa, pedagogia crítica e letramento crítico – farinhas do mesmo saco? In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013b, p. 69-90.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias. Campinas: Papirus editora, 2007.
LANDIN, Rita de Cassia de Souza; MONTEIRO, Maria Iolanda. Saberes docentes e as tecnologias de informação e comunicação: reflexões a partir de experiências pedagógicas. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 14, n. 36, p. 179-206, 2017.
LAPA, Andrea Brandão; PINA, Antonio Bartolomé; MENOU, Michel. Empoderamento e educação na cultura digital. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, n. 43, 2019, p. 419-438.
LANKSHEAR, C.; SNYDER, I.; GREEN, B. Teachers and technoliteracy: managing literacy, technology and learning in schools. St. Leonards: Allen & Unwin, 2000.
LARSON, J.; MARSH, J. Making literacy real: theories and practices for learning and teaching. London: Sage Publication, 2005.
LION, Carina Gabriela. Mitos e realidades da tecnologia educacional. In: LITWIN, Edith (Org.). Tecnologia educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
LOPES, Ana Helena Ribeiro Garcia de Paiva; MONTEIRO, Maria Iolanda; MILL, Daniel Ribeiro Silva. Tecnologias digitais no contexto escolar: um estudo bibliométricosobre seus usos, suas potencialidades e fragilidades. Revista eletrônica de educação, v. 8, n. 2, p. 30-43, 2014.
LUCENA, Simone; OLIVEIRA, José Mário Aleluia. Culturas digitais na educação do século XXI. Revista tempos e espaços em educação, v. 14, set./dez. p. 35-44, 2014.
MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 21. ed, 2013.
NETO, Alaim Souza. Do aprender ao ensinar com as tecnologias digitais: mapeamento dos (des) usos feitos pelos professores. Tese (doutorado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
______. Do aprender ao ensinar com as tecnologias digitais: discussões atuais aos professores. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016.
PINHEIRO, Daniel; ROSA, Harlei; BONILLA, Maria Helena Silveira. Pedagogização dos artefatos tecnológicos: uma análise a partir do programa UCA. In: FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; BOHADANA, Estrela D’Alva Benaion; TORNAGHI, Alberto José da Costa. (Orgs.). Educação e tecnologia: parcerias. 1. ed. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2012. p. 109-124. Disponível em: <http://ead.faccat.br/portal/blog/e-book-%E2%80%9Ceducacao-e-tecnologia-parcerias%E2%80%9D/>. Acesso em: 3 mar. 2015.
PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. (v. 2).
QUARTIERO, Maria Elisa. Políticas públicas para a utilização das tecnologias de informação e comunicação na educação. In: VIEITZ, Candido Giraldez; BARONE, Rosa Elisa Mirra (Orgs). Educação e políticas públicas: tópicos para o debate. 1. ed. São Paulo: Junqueira & Marin Editores, 2007. p. 53-91
RABARDEL. Pierre. Les hommes et les technologies: approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995.
RIOS, Mônica Piccione Gomes et al. Desafios contemporâneos para a incorporação das TIC nos processos do ensino e da aprendizagem. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 11, n. 23, p. 209-230, 2014.
ROSA, Hartmut. Social acceleration - a nem theory modernity. New York: Columbia University Press, 2015.
ROSA, Stela; CERNY, Roseli Zen; ESPÍNDOLA, Marina Bazzo de. Inclusão digital para mulheres em situação de vulnerabilidade social: a percepção dos formadores. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 18, n. 58, set. 2018. ISSN 1981-416X. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24108>. Acesso em: 31 jul. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.18.058.DS10.
RUDIGER, F. As teorias da cibercultura: perspectivas, questões e autores. Porto Alegre: Sulina, 2011.
SALES, Shirlei Rezende. O imperativo da ciborguização no currículo do ensino médio. In: MORGADO, José Carlos; SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão; PARAíSO, Marlucy Alves (Orgs.). Estudos curriculares: um debate contemporâneo. Curitiba: Editora CRV, 2013. p. 193-207.
SANCHO, Juana Maria. La fugacidade de las políticas e lá inércia de las prácticas. In: SEMINÁRIO AULAS CONECTADAS, 2., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis, out./2013.
SANCHO, Juana Maria; HERNANDEZ, Fernando e colaboradores(Org). Tecnologias para transformar a educação. Tradução: Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SANDHOLTZ, Judith Haymore; RINGSTAFF Cathy; DWYER, David C. Ensinando com tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. Trad. Marcos Antônio Guirado Domingues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
SCHNELL, Roberta Fantin; QUARTIERO, Elisa Maria. A sociedade da informação e os novos desafios para a educação. Revista linhas, v. 10, n. 02, p. 104-126, jan./jun. 2009.
SILVERSTONE, R. Por que estudar a mídia? 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
SOSSAI, Fernando César; LUNARDI-MENDES, Geovana Mendonça; PACHECO, José Augusto. Currículo e novas tecnologias em tempos de globalização. Perspectiva, v. 27, p. 19-46, 2009.
VALENTE. José Armando. Aspectos críticos das tecnologias nos ambientes educacionais e nas escolas. Educação e cultura contemporânea, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 11-28, 2008.
VALENTE, José Armando. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador: o papel do computador no processo ensino-aprendizagem. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; MORAN, José Manuel (Orgs.) Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005. p. 22–31.
ZEICHNER, Kenneth M.; SAUL, Alexandre; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Pesquisar e transformar a prática educativa: mudando as perguntas da formação de professores: uma entrevista com Kenneth M. Zeichner. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03, p. 2211-2224, out./dez. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado