v. 13 n. 3 (2024): Special Issue:"Educação Matemática na Contemporaneidade"

					Visualizar v. 13 n. 3 (2024): Special Issue:"Educação Matemática na Contemporaneidade"

Em 2021, um grupo de professores e professoras do Instituto de Ciências Exatas e do Instituto de Ciências Humanas e Letras do campus sede da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e do Instituto de Ciências Sociais Aplicada, campus de Varginha desta mesma universidade, criaram o curso de Especialização em Educação Matemática na Contemporaneidade a partir de experiências na formação inicial e continuada de professores e professoras de Matemática e no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão universitária.

Temas que se apresentavam como dificuldades na prática docente como Educação Financeira, Geometria, Educação Estatística, Educação Matemática Crítica, Educação Matemática em relação com as Ciências Sociais Aplicadas e estudos sobre Números e Funções compuseram as disciplinas deste curso que foi oferecido, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES), iniciado em 2023 e finalizado em 2024, contando com a participação de cursistas de diferentes estados do Brasil atuantes, principalmente, na Educação Básica.

Diversos trabalhos de conclusão de curso foram escritos e apresentados, sendo incentivada uma postura de professores investigadores e professoras investigadoras, ou seja, docentes que usam sua própria prática como objeto de investigação e reflexão. Esta edição é composta por artigos resultantes de alguns desses trabalhos que marcam uma perspectiva de Educação Matemática na Contemporaneidade na qual diferentes temas são abordados com a expectativa não só de ampliação de conhecimentos como possíveis impactos nas práticas de professores e professoras de Matemática e, até mesmo de diferentes áreas. Desejamos uma ótima leitura!

Publicado: 09-10-2024