The use of GeoGebra software as an ally for teaching affine functions
Keywords:
Functions, Educational Softwares, New High School, Pedagogical Intervention, TechnologyAbstract
Currently, the use of technologies in everyday school life is increasingly present and necessary, considering that the target audience is interested and already makes use of some technologies during their study routine and in their daily lives. In this sense, it is possible to use technological resources such as GeoGebra to make classes more attractive, dynamic and visual. The present work aims to analyze the potential of using the GeoGebra software, as a way of making classes in the Mathematics Laboratory curricular component, specifically for teaching affine functions, more dynamic and interesting. Directed activities were carried out in the IT Laboratory, using GeoGebra to explore graphs of affine functions, with the analyze growth and decline behaviors. The target audience in question are 1st year high school students at a public school in Minas Gerais, with only 10% of participants already knowing GeoGebra. The results obtained were satisfactory, reaching the proposed objectives and showing that the use of technologies in the classroom represents an enhancer in the teaching and learning process.
References
BRASIL. Lei no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n.o 9.394, de 20 de dezembro de
, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que
regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos
Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei
n.o 5.452, de 1o. de maio de 1943, e o Decreto-Lei n.o 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei
n.o 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de
Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília: Presidência da República, 2017. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm >. Acesso em: 22 abr
BRASIL, Ministério da Educação. Resolução no 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, n. 224, 2018.
Disponível em: < https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2018/11/RESOLUCAO-MEC-No
-3- DE-21-DE-NOVEMBRO-DE-2018.pdf >. Acesso em: 02 mai 2024.
ARAUJO, W. de; LOPES, R.; COLE, B.; FREITAS, A.; SANTOS, K. dos; LUSTOSA, I.
Contribuições do uso do GeoGebra no ensino de funções polinomiais no 1o ano do ensino médio.
Peer Review, v. 5, n. 20, p. 90-106, 2023. Disponível em: < https://peerw.org/index.php/journals/
article/view/1017/647 > . Acesso em: 22 abr 2024.
EDUARDO, A. F.; MORAIS, B. T. de. O uso do GeoGebra como proposta para o ensino de
funções na disciplina de matemática do ensino médio. Anais IX CONEDU... Campina Grande:
Realize Editora, 2023. 5 p. Disponível em: <http://mail.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/
/TRABALHO_COMPLETO_ EV185_MD4_ID13952_TB5341_06092023021153.pdf>.
Acesso em: 22 abr 2024.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Referência de Minas Gerais –
CRMG – Ensino Médio. 2019. Disponível em: <https://curriculoreferencia.educacao.mg.gov.br/
index.php/ens-medio>. Acesso em: 25 jun. 2024.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Catálogo de Eletivas 2024. p. 88-89. Disponível em <https://curriculoreferencia.educacao.mg.gov.br/index.php/ens-medio/conteudo-de-
apoio>. Acesso em: 22 abr 2024.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Plano de Curso 2024. Disponível em
https://curriculoreferencia.educacao.mg.gov.br/index.php/plano-de-cursos-crmg>. p. 8-12. Acesso
em: 06 ago 2024.
SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 13, n.
, p. 66-91, 2000. 24p. Disponível em: <https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/
bolema/article/view/10635>. Acesso em: 05 mai 2024.
SOUZA, A. D. S. de; PIMENTA, A. C.. Sequência didática para o ensino de funções de 1o grau
com o software GeoGebra: na perspectiva do modelo campos semânticos. 2018. 11p. Disponível
em: < https://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/786 >. Acesso em: 06 ago 2024.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998. 224p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).