Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

• A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Tex, Microsoft Word ou OpenOffice.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

• Clique aqui para baixar o modelo Tex (recomendado).
  • ... ou siga as instruções:

Formatação da página: A4. Margens: esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm.

Título e subtítulo: fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito e centralizados. Devem ser separados entre si por dois pontos.

Autores: nome(s) do(s) autor(es) centrallizado(s). Sobrenome, abreviatura dos primeiros nomes. Filiação dos autores chamadas por notas (números sobrescritos) centralizadas e logo abaixo dos nomes. E-mail do autor correspondente chamado por nota de rodapé. No texto, fonte Times New Roman tamanho 12. No rodapé, fonte Times New Roman tamanho 10.

Resumo: fonte Times New Roman tamanho 12, justificado. Os artigos deverão ser acompanhados de resumos constituído de parágrafo único em português, com cerca de 150 a 250 palavras; até cinco palavras-chave separadas por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. O resumo em inglês (Abstract), contendo de 150 a 250 palavras; cinco palavras-chave (Keywords) separadas por ponto e vírgula e finalizadas por ponto.

Corpo do trabalho: fonte Times New Roman tamanho 12, justificado, com espaçamento simples entre linhas. Texto formatado em apenas 1 coluna.

Referências e citações: as referências devem ser digitadas com fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhadas à esquerda, com espaçamento simples entre as linhas e separadas entre si por um espaço em branco. Devem ser apresentadas em ordem alfabética e conter todos os dados necessários à sua identificação, conforme as normas NBR 6023:2002. As citações deverão seguir a NBR 10520:2002 utilizando o sistema autor/data.

Notas: devem ser reduzidas ao mínimo necessário e apresentadas ao final do texto numeradas sequencialmente.

Ilustrações: devem apresentar títulos em fonte Times New Roman, tamanho 12. A identificação aparece na parte inferior precedida da palavra designativa (diagramas, gráficos, fotografias, quadros, figuras, entre outros), seguida de seu número de ocorrência no texto (algarismos arábicos), e o respectivo título. A indicação da fonte aparece na parte inferior mesmo que seja de produção do próprio autor.

Tabelas: fonte Times New Roman tamanho 12. A identificação aparece na parte superior precedida da palavra designativa (tabela), seguida de seu número de ocorrência no texto (algarismos arábicos), e o respectivo título. A indicação da fonte aparece na parte inferior mesmo que seja de produção do próprio autor.

Recomendações: recomenda-se que se observem as seguintes normas da ABNT:

NRB 5892:1989 - Norma para datar;

NBR 6022:2003 - Artigo em publicação periódica impressa;

NBR 6023:2002 - Referências;

NBR 6024:2003 - Numeração progressiva das seções de um documento escrito;

NBR 6028:2003 - Resumo;

NBR 10520:2002 - Citações em documentos.

Extensão: sem limite de páginas. (Obs: pode haver restrição ao tamanho/peso do arquivo para casos extremos.)

Full papers

This section is devoted to relevant full papers.

Probability and Statistics

This section is devoted to relevant papers on Probability and Statistics.

Applied Statistics

This section is devoted to relevant papers on Applied Statistics.

Mathematics

This section is devoted to relevant papers on Mathematics.

Applied Mathematics

This section is devoted to relevant papers on Applied Mathematics.

Statistics Education

This section is devoted to relevant papers on Statistics Education.

Mathematics Education

This section is devoted to relevant papers on Mathematics Education.

Natural Sciences

Interested in original papers or communications on experimental or theoretical natural sciences.