Sobre a Revista

Missão: Divulgar ao mundo recentes avanços nas áreas de:

• Matemática Pura
  • Matemática Aplicada
  • Educação Matemática
  • Estatística Pura
  • Estatística Aplicada
  • Educação Estatística

Objetivos: Contribuir para o aumento do conhecimento científico das comunidades acadêmicas, profissionais das aréas de Matemática, Estatística e demais áreas do conhecimento e contribuir para o desenvolvimento da comunidade.

Público alvo:

• Alunos de graduação
  • Alunos de pós-graduação
  • Professores
  • Pesquisadores

Política de submissão:

A submissão de artigos completos, ensaios, boletins técnicos ou qualquer outra modalidade de documento científico será feita somente on-line, pelo site da revista Sigmae.

Periodicidade:

Semestral.

Tipos de documentos:

Devem ser submetidos manuscritos em formato TeX ou Word (ou LibreOffice), sendo fortemente recomendado o formato TeX, de acordo com modelo disponível para download (veja o tópico Diretrizes para os Autores).

Processo de Avaliação pelos Pares

• A avaliação dos trabalhos submetidos à revista Sigmae será feita por pares, em sistema cego de revisão, sendo 2 avaliadores por trabalho. Em caso de discordância, um terceiro avaliador será acionado.
  • Serão avaliados os itens: clareza, originalidade, rigor científico, cumprimento das normas, objetividade, coerência entre objetivos, metodologia, resultados e conclusões e correção.
  • O tempo padrão para avaliação será de 1 mês, podendo ser renovado por igual período mediante solicitação do revisor.
  • Serão recrutados avaliadores para a revista Sigmae de acordo com sua experiência em áreas específicas da Matemática e da Estatística.

Serão publicados 02 (dois) números por ano, excetuando-se os temáticos.

Política de Acesso Livre

Organizações patrocinadoras em potencial podem entrar em contato.

Histórico do periódico

A revista Sigmae surgiu no início do primeiro semestre de 2012, por iniciativa de um grupo de professores do Instituto de Ciências Exatas da Unifal-MG: Eric B Ferreira, José Claudinei Ferreira, Evandro Monteiro e Cátia R. O. Quiles.

Esta foi a primeira revista eletrônica da Unifal-MG a ir ao ar, dia 21/06/2012, via plataforma SEER.

Desde o início, ela contou com o apoio institucional da Unifal-MG que, ao instalar o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), colocou a Sigmae 'no ar' em Junho de 2012.