Reinventando a revisão de conteúdos com a gamificação no ensino remoto: em tempos de pandemia

Autores

  • Celio Gianelli Pinheiro Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS
  • Marilyn A. Errobidarte de Matos Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS

Palavras-chave:

Metodologias ativas; Motivação; Sala de fuga.

Resumo

Diante do cenário da pandemia de 2020, causado pela Covid-19, muitas instituições de ensino necessitaram, de maneira emergencial, modificar o método de ensino, passando a trabalhar de maneira remota. Essa adaptação emergencial provocou insegurança no corpo docente, referentes, por exemplo, a questões técnicas que caracterizam um ensino remoto. Além disso, alguns estudantes também se sentiram desmotivados. Inserido nesse cenário, este relato de experiência tem como objetivo geral avaliar a qualidade da de motivação proporcionada pela gamificação (Escape Room) de uma atividade de revisão de conteúdos de mecânica no ensino remoto. Essa avaliação foi feita através do modelo ARCS (Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação), que utiliza a ferramenta denominada Instructional Materials Motivation Scale (IMMS), um instrumento que tem servido a diversos autores, a fim de avaliar a motivação em atividades pedagógicas gamificadas. Os resultados evidenciaram uma alta porcentagem de atenção, relevância, autoconfiança e satisfação na execução da atividade gamificada, pelos estudantes participantes da pesquisa. A atividade desenvolvida pode ser adaptada para qualquer área do conhecimento.

Biografia do Autor

Celio Gianelli Pinheiro, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS

Profissional com 5 anos de experiência, no departamento de Pesquisa & Desenvolvimento, como engenheiro mecânico de Projetos, voltados para projetos na área industrial, área de máquinas pesadas e agricultura. Graduado em Engenharia de Mecânica pela Universidade Católica Dom Bosco (2010). Especialista em Análise Estrutural por Elementos Finitos (FEA), pelo Instituto ESSS de Pesquisa e Desenvolvimento. Trabalhou na empresa PWM onde obteve experiência na elaboração e desenvolvimento de projetos e produtos na área industrial e de máquinas pesadas utilizando ferramentas CAD e CAE (elementos finitos) como: Análises Lineares e Não lineares e Análises dinâmicas. Trabalhou como colaborador no projeto de uma plantadeira para silvicultura. Atualmente é professor da área de mecânica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: automação, instrumentação, hidráulica e pneumática.

Marilyn A. Errobidarte de Matos, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica Dom Bosco (1995) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica Dom Bosco (1992). Especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira RJ, Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Anhanguera/Uniderp. Atualmente é pesquisador e professor titular de Metodologia da Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - campus Campo Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, softwares educativos, tecnologias da informação e comunicação, educação ambiental e ensino técnico e tecnológico.

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

Pinheiro , C. G. ., & Matos , M. A. E. de . (2022). Reinventando a revisão de conteúdos com a gamificação no ensino remoto: em tempos de pandemia . Revista (Entre Parênteses), 11(2), e022001. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/2179