Reinventando a revisão de conteúdos com a gamificação no ensino remoto: em tempos de pandemia
Palavras-chave:
Metodologias ativas; Motivação; Sala de fuga.Resumo
Diante do cenário da pandemia de 2020, causado pela Covid-19, muitas instituições de ensino necessitaram, de maneira emergencial, modificar o método de ensino, passando a trabalhar de maneira remota. Essa adaptação emergencial provocou insegurança no corpo docente, referentes, por exemplo, a questões técnicas que caracterizam um ensino remoto. Além disso, alguns estudantes também se sentiram desmotivados. Inserido nesse cenário, este relato de experiência tem como objetivo geral avaliar a qualidade da de motivação proporcionada pela gamificação (Escape Room) de uma atividade de revisão de conteúdos de mecânica no ensino remoto. Essa avaliação foi feita através do modelo ARCS (Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação), que utiliza a ferramenta denominada Instructional Materials Motivation Scale (IMMS), um instrumento que tem servido a diversos autores, a fim de avaliar a motivação em atividades pedagógicas gamificadas. Os resultados evidenciaram uma alta porcentagem de atenção, relevância, autoconfiança e satisfação na execução da atividade gamificada, pelos estudantes participantes da pesquisa. A atividade desenvolvida pode ser adaptada para qualquer área do conhecimento.
Referências
ALVES, Lynn Rosalina Gama; MINHO, Marcelle Rose da Silva; DINIZ, Marcelo Vera Cruz. Gamificação: diálogos com a educação. In: FADEL, Luciane Maria et al. (Org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.
BEHAR, Patricia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a- educacao-a--distancia/. Acesso em 10 nov. 2020.
BERGAMINI, Cecília W. Motivação: mitos, crenças e mal-entendidos. Revista de administração de empresas, v. 30, n. 2, p. 23-34, 1990.
BRASIL. Decreto nº 9057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. BRASIL, 30 maio 2017. Republicação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/_Ato2015- 2018/2017/Decreto/D9057.htm. Acesso em: 16 nov. 2020.
CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020. Disponível em: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em: 12 out. 2020.
DA SILVA, João Batista. Gamificação na sala de aula: avaliação da motivação utilizando o questionário ARCS. Revista Prática Docente, v. 5, n. 1, p. 374-390, 2020.
FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem.
RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 1, 2013.
GOMES, Silvane Guimarães Silva; MOTA, João Batista; LEONARDO, Estela da Silva. Reflexão sobre o perfil do aluno como determinante para a motivação e aprendizagem em curso de EAD. 2014.
LOURENÇO, Abílio Afonso; DE PAIVA, Maria Olímpia Almeida. A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências & Cognição, v. 15, n. 2, 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MATTHIENSEN, Alexandre. Uso do Coeficiente Alfa de Cronbach em Avaliações por Questionários. Embrapa Roraima-Documentos (INFOTECA-E), 2010.
NUNNALLY, J. C. Psychometric theory. 2. ed. New York, NY: McGraw-Hill.1978
OLIVEIRA, Eleilde de Sousa et al. A educação a distância (EaD) e os novos caminhos da educação após a pandemia ocasionada pela Covid-19. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 52860-52867, 2020.
PADILHA, Emanuele Coimbra; SELVERO, Caroline Mitidieri. A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO ENSINO A DISTÂNCIA. Inletras, UNIFRA, Santa Maria/RS, 2012.
PAULHUS, D. L. Measurement and control of response bias. In: J. P. Robinson; P.R. Shaver & L. S. Wrightsman (Eds.). Measures of personality and social psychological attitudes. San Diego, CA: Academic Press. 1991
ROSENAU, Luciana dos Santos et al. SERIA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A RESPOSTA PARA UMA ÉPOCA DE PANDEMIA? Revista Observatório, v. 6, n. 3, 2020.
SAVI, Rafael et al. Proposta de um modelo de avaliação de jogos educacionais. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, n. 3, 2010.
SUÁREZ-ÁLVAREZ, Javier et al. Using reversed items in Likert scales: A questionable practice. Psicothema, 2018, v. 30, n. 2, p. 149-158. doi: 10.7334/psicothema2018.33.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado