Tendências do mercado educacional e seus efeitos na produção editorial de materiais preparatórios para concursos

Autores

Palavras-chave:

Produção editorial. Editoração. Livros didáticos. Mercado educacional. Mercado editorial.

Resumo

Este artigo apresenta um panorama da produção editorial de livros didáticos no Brasil, discutindo sobretudo a influência do mercado educacional no campo da editoração de materiais preparatórios para concursos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com enfoque na tradição editorial, bem como uma discussão calcada em observações, vivências e experiências pessoais adquiridas no segmento editorial, já que as habilidades concernentes ao trabalho em produção editorial são constituídas tanto no campo teórico e científico como, especialmente, ancoradas na prática, no próprio fazer editorial.

Biografia do Autor

Carolina de Oliveira Gomes, Universidade Federal de Alfenas

Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), com ênfase em Língua Espanhola, já atuou em diferentes modalidades de ensino, desenvolvendo ações interdisciplinares na área de cinema e cultura hispânica no Presídio Regional de Alfenas pelo projeto de extensão universitária CinEmoción. Também já participou como bolsista de projetos como o Programa de Educação Tutorial (PET/Conexões de Saberes - Letras) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o que lhe permitiu aprofundar estudos extracurriculares, metodologias e práticas de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira - Espanhol. Também foi professora de Língua Espanhola pela rede pública do Estado de Minas Gerais, atuando no projeto Escola Integral Integrada. Desenvolveu ações educacionais como bolsista no Programa Residência Pedagógica pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e atuou como revisora e preparadora textual na empresa Nova Concursos.

Flaviane Faria Carvalho, Universidade Federal de Alfenas

É Professora Adjunta do Curso de Letras da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Lisboa (2012), mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada e Comunicação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica social, multimodalidade, análise crítica do discurso, multiletramentos, gêneros textuais, escrita acadêmica, roteiro e produção de documentário, editoração e assessoria de comunicação. Foi Analista de Treinamento do Grupo UOL Educação, Professora do SENAC-MG e do Curso de Jornalismo do Centro Universitário do Sul de Minas. Atualmente, é Presidente do Conselho Editorial da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alfenas e membro do Grupo de Pesquisas Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas (GPLin/UNIFAL-MG), do Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC/UnB) e do Grupo de Estudos em Multiletramentos, Leitura e Textos (GEMULTE/UFES).

Referências

ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1986.
AZEVEDO, Paulo Sérgio de Souza. A produção de livros didáticos: tensões e diálogos. Revista Latino-Americana de História, São Leopoldo, v. 2, n. 6, p. 863-880, ago. 2013. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/rla/index.php/rla/article/view/240/193 Acesso em: 12 fev. 2021.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Um objeto variável e instável: textos, impressos e livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras, 1999.
BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO - BNDES. Desafios para o setor editorial brasileiro de livros na era digital. Setorial 36, p. 429- 473, set. 2012.
BITTENCOURT, Circe. Em foco: história, produção e memória do livro didático. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3. p.471-473, 2004.
BOTTOMORE, Thomas. Dicionário do pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
BORGES, Ricardo B. Do original à obra publicada. Piracicaba: IAA-Planalsucar, 1986. 44p.
CHIZZOTI, Antonio. Educação superior e o mercado de serviços educacionais. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 01, p.898-924, jan./abr. 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/766/76631146002.pdf. Acesso em: 01 jul. 2021.
FERRARO, Juliana Ricarte. A produção dos livros didáticos: uma reflexão sobre imagem texto e autoria. Caderno do CEOM, UNOESC/Chapecó, v. 35, n. 34, p. 170-188, 2011.
FERREIRA, Rita Gonçalves Marques Portella. Política Editorial no Contexto da Indústria da Informação. Revista Infociência, São Luís, v. 3, p 11-19, 2003.

Downloads

Publicado

21-07-2022

Como Citar

Gomes , C. de O. ., & Carvalho , F. F. (2022). Tendências do mercado educacional e seus efeitos na produção editorial de materiais preparatórios para concursos . Revista (Entre Parênteses), 11(1), e022001. Recuperado de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1958

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos