Do livro didático ao texto do aluno: as subordinadas adverbiais para além das conjunções e classificações
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v10n1.1137Palavras-chave:
Oração subordinada adverbial. Livro didático. Gramática. Ensino de língua portuguesa.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo explicar e descrever os usos não-padrão das orações subordinadas adverbiais no texto dos alunos de 9° e 3° anos do município de Nova Lacerda ˗ MT. Para dialogar com nosso trabalho, utilizamos gramáticas de teor tradicional, como Cunha e Cintra (1985) e Bechara (2010) e funcional, correspondendo às gramáticas da Neves (2001) e de Castilho (2010). O corpus que compõe os resultados da análise são textos (dissertativo argumentativo e carta de solicitação argumentativa) coletados dos alunos, assim como utilizamos os livros didáticos para explicar as ocorrências que não estão prescritas na norma-padrão. Pôde-se verificar que os livros didáticos utilizados contribuem para o tipo de escrita dos alunos, visto que as conjunções são abordadas como determinantes do tipo de subordinação e a classificação é tida como mais importante do que seu efeito semântico.
Referências
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009
______. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
______. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007
______. Gramática contextualizada: limpando “o pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola Editorial, 2014
BARBOSA, Afrânio Gonsalves. Saberes gramaticais na escola. In: Ensino de gramática: descrição e uso. Editora Contexto: Silvia Rodrigues Vieira, Silvia Figueiredo Brandão, (organizadoras). 1. ed. São Paulo: Contexto, 2009
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006
______. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. 2° edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010
BRASIL (1998) Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília/DF: MEC/SEF.
CASTILHO, Ataliba T. Nova gramática do português brasileiro. 1.ed. São Paulo: Contexto, 2016
CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português linguagens. 9° ano. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2015
CEREJA, William Roberto. VIANNA, Carolina Dias. DAMIEN, Christiane. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso. 3° ano. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2016
CRISCUOLO, Ana Carolina Sperança. Orações subordinadas substantivas sob uma perspectiva funcionalista-cognitivista: uma proposta de descrição e ensino. Tese de doutorado. São Paulo, 2011
______. Incompletudes da abordagem tradicional e suas implicações no ensino/aprendizagem da língua: um recorte sobre as relações de coordenação e subordinação nos períodos compostos. São Paulo, Tese de mestrado. São Paulo, 2007
CRISÓSTOMO, Monique Teixeira. O livro didático de Língua Portuguesa: usos e contribuições para o ensino. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro, 2013
CUNHA, Celso. CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1985
FERREIRA, Vanessa Pernas. A conjunção subordinativa quando na perspectiva funcional-discursiva. Rio de Janeiro, Faculdade de Letras/UFRJ, 2008
MALCON, Cristina Feldens. Ensino de Língua Portuguesa: desafios e encantamentos. Dissertação de mestrado. Porto Alegre, 2007
MARQUES, Maria Helena Duarte. Iniciação à semântica. 4.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor., 1999
NEVES, M.H.M. Gramática de usos do português. São Paulo: Editora Unesp, 2001.
______. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na Língua Portuguesa. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2008
SOUZA, Tatiane Almeida de. O livro didático e suas implicações no processo educativo sob a perspectiva docente. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro, 2018.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: ensino plural. São Paulo, Cortez, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado