Levantamento sobre hábitos de leitura e escrita entre estudantes de engenharia
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v10n1.1118Palavras-chave:
Competências. Habilidade de comunicação. Gêneros textuais/discursivos.Resumo
Este artigo, produto da experiência de uma sequência didática para aprendizagem de gêneros acadêmicos, visa a apresentar dados de um levantamento sobre os hábitos de leitura e escrita entre estudantes de engenharia. Foi aplicado um instrumento online (Google Forms) com cinco questões (abertas e fechadas) sobre o tema. Verificou-se que grande parte dos estudantes possuem o hábito de leitura, sendo que a maioria se dedica a ler artigos e livros acadêmicos. A respeito do hábito de escrita, observou-se que ocorre em frequência menor e está vinculada às necessidades do curso, destacando-se como maiores dificuldades: a) transferir as ideias para o papel; b) organizar as ideias de forma coerente. De maneira geral, a existência de disciplinas que enfoquem escrita específica para estudantes de engenharia, juntamente com o esforço do próprio aluno, auxiliaria utilização de técnicas para desenvolver a escrita tanto pessoal quanto profissionalmente, como produção de textos técnicos, manuais de instrução ou normas operacionais.
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