NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTO E LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1i1.173Palavras-chave:
ensino de leitura, produção textualResumo
Este trabalho objetiva investigar as possibilidades de uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no ensino de produção de leitura e deescrita, tendo como alvo alunos do Ensino Médio da rede pública. Considera-se que muitos alunos, na atualidade, convivem com diversos equipamentos e ferramentas tecnológicas, tais como: computador, celular, o MSN, o Youtube, o Facebook, o Twitter, dentre outros. Pressupomos que o ensino de leitura e escrita tem se pautado, na escola pública, em especial, no uso do livro didático em sala de aula, na aula expositiva e na realização de exercícios estruturais que visam, quase sempre, à memorização de regras gramaticais. Diante disso, o aluno nem sempre tem a possibilidade de adentrar em um ambiente interativo de aprendizagem, com o qual poderia habituar-se a lidar e a exercer práticas sociais de leitura e escrita condizentes com uma sociedade contemporânea, altamente tecnológica e grafocêntrica. Interessa-nos saber, a partir da realização de um Curso de Redação para o Enem, ofertado por petianos-conexistas do Curso de Letras de uma universidade pública, de que forma o uso de tecnologias e de um ambiente interativo contribui nos processos de letramento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado