PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA NUM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1i1.172Palavras-chave:
produção textual, ensino de leituraResumo
Este trabalho investiga qual é a percepção do aluno do Ensino Médio da rede pública, participante do Curso de Redação para o ENEM, promovido pelo Grupo PET/Conexões de Saberes – Letras de uma universidade federal do Sul de Minas Gerais, exposto a diversos gêneros textuais em um ambiente virtual de aprendizagem, em relação ao ensino de produção de leitura e de textos. Esta pesquisa de base qualitativa-interpretativista, em fase final, tem como cenário de pesquisa o próprio curso, ambientado na plataforma Moodle. Como sujeitos de pesquisa, selecionamos quatro alunos do Ensino Médio da rede pública. Utilizamos, como instrumentos de pesquisa, fizemos entrevistas semiestruturadas para verificar quais foram as percepções desses sujeitos em relação às práticasde leitura e de escrita e ao próprio curso. Para a análise, buscou-se respaldo teórico em estudos sobre letramento e gêneros discursivos na perspectiva bakhtiniana. Conclui-se que o ambiente virtual possibilita uma maior interação-comunicação entre o grupo, sendo considerado algo comum aos jovens, que possuem facilidade para manuseá-lo. Percebeu-se, também, um aprofundamentoem relação a práticas de leitura dos alunos, o que, consequentemente, acarretou mudanças significativas na forma de escrever. O ambiente, além de ser interativo, expôs o cursista a um número relevante de gêneros textuais que supostamente são mais interessantes para esse aluno visto que há a possibilidade de interação com outras ferramentas da Internet e com os outros participantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado