PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA NUM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS

Autores

  • Maria Luiza Alves UNIFAL-MG
  • Rosângela Rodrigues Borges UNIFAL-MG

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v1i1.172

Palavras-chave:

produção textual, ensino de leitura

Resumo

Este trabalho investiga qual é a percepção do aluno do Ensino Médio da rede pública, participante do Curso de Redação para o ENEM, promovido pelo Grupo PET/Conexões de Saberes – Letras de uma universidade federal do Sul de Minas Gerais, exposto a diversos gêneros textuais em um ambiente virtual de aprendizagem, em relação ao ensino de produção de leitura e de textos. Esta pesquisa de base qualitativa-interpretativista, em fase final, tem como cenário de pesquisa o próprio curso, ambientado na plataforma Moodle. Como sujeitos de pesquisa, selecionamos quatro alunos do Ensino Médio da rede pública. Utilizamos, como instrumentos de pesquisa, fizemos entrevistas semiestruturadas para verificar quais foram as percepções desses sujeitos em relação às práticasde leitura e de escrita e ao próprio curso. Para a análise, buscou-se respaldo teórico em estudos sobre letramento e gêneros discursivos na perspectiva bakhtiniana. Conclui-se que o ambiente virtual possibilita uma maior interação-comunicação entre o grupo, sendo considerado algo comum aos jovens, que possuem facilidade para manuseá-lo. Percebeu-se, também, um aprofundamentoem relação a práticas de leitura dos alunos, o que, consequentemente, acarretou mudanças significativas na forma de escrever. O ambiente, além de ser interativo, expôs o cursista a um número relevante de gêneros textuais que supostamente são mais interessantes para esse aluno visto que há a possibilidade de interação com outras ferramentas da Internet e com os outros participantes.

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Publicado

13-12-2013

Como Citar

Alves, M. L., & Borges, R. R. (2013). PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA NUM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS. Revista (Entre Parênteses), 1(1). https://doi.org/10.32988/rep.v1i1.172

Edição

Seção

Artigos - Ensino