PRECONCEITO LINGUÍSTICO: QUEM (NÃO) TEM?
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1i1.169Palavras-chave:
preconceito linguísticoResumo
As discussões na escola acerca do preconceito linguístico são recorrentes. Linguistas e gramáticos parecem não entrar em acordo. O professor, em formação, na área de Letras, vê-se em constante dúvida. De um lado, é preciso respeitar a variante linguística do aluno; de outro, a escola tem como princípio o ensino da língua padrão. A partir dessa problemática, este trabalho, de base bibliográfica, objetiva refletir sobre o papel da escola quanto ao ensino da norma padrão sem promover o preconceito linguístico. Para isso, fundamentamos este trabalho em estudos sobre ensino de Língua Materna, gêneros textuais e preconceito linguístico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado