POEMA ENUNCIADO
UMA ANÁLISE BAKHTINIANA
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v12n1.2132Palavras-chave:
Círculo de Bakhtin; Francisco Alvim; poema Mas; enunciado.Resumo
Considerando os conceitos concebidos pelo Círculo de Bakhtin referentes à linguagem, este artigo busca apresentar uma nova leitura do poema Mas, do poeta contemporâneo Francisco Alvim. Em sua obra Elefante (2000), Alvim resgata enunciados corriqueiros do cotidiano, quase proverbiais, e os reapresenta, poética e criticamente, reelaborados e reacentuados. A análise do poema Mas é organizada pelo ponto de vista bakhtiniano de que todo enunciado é único e irrepetível e que, por isso, um mesmo enunciado, dentro de um novo contexto social imediato, torna-se um novo signo ideológico. O signo, na percepção de Bakhtin/Volochinov (2014), conceitua essencialmente o tratamento da ideologia através da linguagem como um constante processo de interação mediado pelo diálogo, por meio de enunciados concretos.
Referências
______. Entrevista com Francisco Alvim. Entrelinhas. Editor Manuel da Costa Pinto. Apresentação de Paula Picarelli. São Paulo: TV Cultura de São Paulo, 16 mai. 2010. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=TUNAYBLcGhM>. Acesso em: 05 set. 2016.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, Valentin Nikoláievitch. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2014.
BASTOS, Laíse Ribas. Mas é limpinha: uma poética para Francisco Alvim. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/128705>. Acesso em: 02 ago. 2016 (2014).
ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL DE ARTE E CULTURA BRASILEIRA: Francisco Alvim. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. Disponível em: < https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa3645/francisco-alvim>. Acesso em: 09 de agosto de 2022.
PEREIRA, Carlos Alberto Messeder. Retrato de época: poesia marginal anos 70. Rio de Janeiro: Funarte,1981.
SCHWARZ, Roberto. Elefante complexo. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/resenha/rs1002200101.htm>. Acesso em: 30 ago. 2016 (2001).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado