Periódico de iniciativa do Departamento de Letras cuja meta é a divulgação das mais diversas pesquisas ligadas à Linguagem em suas multifacetadas manifestações.
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NOVA CHAMADA
Os modernistas brasileiros da primeira hora, ao mesmo tempo em que buscavam incorporar as rupturas propostas pelas vanguardas europeias, adequando-as à realidade do Brasil, procuravam construir uma expressão literária própria do país, resgatando, para tanto, as tradições culturais do povo, transformando-as em matriz de seu fazer literário. Dessa forma, foram capazes de legitimar a multiplicidade brasileira, formada pela mistura da herança de tradições singulares, assim como de iniciar o processo de compreensão do país, por meio da arte.
Tal empreendimento ainda teria continuidade na prosa e na poesia posteriores, de que são exemplos o romance de 30, os “poemas negros” de Jorge de Lima, a dicção popular de Ascenso Ferreira e Solano Trindade, entre outros, com reverberações, inclusive, contemporâneas.
Nesse sentido a Trem de Letras propõe o dossiê “Os modernismos e a cultura popular brasileira”, que receberá artigos referentes às diversas possibilidades de incorporação da cultura popular na literatura modernista, bem como estudos que contemplem a relação entre a pesquisa das manifestações culturais nacionais e a produção artística contemporânea, estabelecendo com o modernismo posturas e formulações conexas.
O prazo PRORROGADO para envio de trabalhos é 20 de setembro de 2018. A Trem de Letras (Qualis B3) aceita trabalhos de doutores, de pós-graduandos e de graduados.
Júlio Cezar Bastoni da Silva (UFSCar)
Cristiane Rodrigues de Souza (UFMS)
- Editores do número temático
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O número temático sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras será publicado até final de julho.
Haverá um número atemático com previsão de publicação em agosto de 2018.

v. 3, n. 1 (2017)
Sumário
Artigos
Apresentação | |
Flávia Danielle Sordi Silva Miranda, Giovana Siqueira Príncipe | i |
EVENTOS DE ESCRITA DE UM ESTUDANTE: COMO SE APRENDE A ESCREVER SEM COMEÇAR PELAS SÍLABAS? | |
Edilaine Buin, Danilo Bernardes da Silva | 1-29 |
LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS PARA MULTILETRAMENTOS | |
Marly Aparecida Fernandes | 30-55 |
GÊNEROS MULTISSEMIÓTICOS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE MATRIZ DE LEITURA | |
Rosivaldo Gomes | 56-80 |
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a sua articulação com a legislação para a formação inicial do professor de língua portuguesa | |
Geraldo José Rodrigues Liska, Luciana Maria Oliveira Ribeiro | 81-108 |
A LEITURA LITERÁRIA DOS JOVENS PARA ALÉM DAS AMARRAS E MUROS DA ESCOLA | |
Cynthia Agra de Brito Neves, Douglas Vinicius Souza Silva | 109-125 |
Palavra & criação, Palavra & ação: livro, leitura e escrita em pauta | |
Ana Elisa Ribeiro | 126-136 |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LETRAS | |
Ione Carvalho Santos Silva, Ângela Francine Fuza | 137-161 |

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ISSN: 2317-1073