Aproximações de uma ecopoética espanhola
Palavras-chave:
Criação literária. Ecofeminismo. Gênero.Resumo
Este artigo oferece uma visão geral das tendências da literatura rural espanhola actual à luz de temas recorrentes: criação literária e poética, recuperação de uma identidade perdida (sem idealização), questões de género, feminismo e ecofeminismo, recuperação de uma linguagem esquecida, activismo, hipermodernidade, etc. Analisaremos as características de uma literatura de reflexão sobre o ambiente, considerando os efeitos desastrosos de uma gestão da natureza herdada do capitalismo, do patriarcado, da industrialização e do consumo a todo o custo. Perante os novos desafios sociais e ecológicos, a literatura desempenha um papel ético e ecopético cujos componentes nos convidam a imaginar novos sistemas de valores que sejam mais respeitadores do ambiente.
Referências
ARAUJO, Joaquín. Laudatio Naturae. La línea del horizonte, 2019.
BADAL, Marc. Vidas a la intemperie. Logroño: Pepitas y Cambalache, 2018.
BARTHES, Roland. Mythologies. Paris: Éditions du Seuil, 1957. (Obra consultada para la traducción: Mitologías. Traducción de Hector Schmucler. “Ebook”, México: Siglo XXI, 1980)
CARRASCO, Jesús. Intemperie. Barcelona: Seix Barral, 2015.
DEL MOLINO, Sergio. La España vacía. Madrid: Turner, 2017.
DEL MOLINO, Sergio. Contra la España vacía. Barcelona: Penguin Random House, 2021.
GASCÓN, Daniel. Un hípster en la España vacía. “Ebook”, Barcelona: Penguin Random House, 2020.
LARRETXEA, Hasier. Meridianos de tierra. Madrid, Harpo libros, 2017.
MÁRTINEZ, Gabi. Un cambio de verdad. Barcelona: Seix Barral, 2020.
RODRÍGUEZ MARCOS, Javier. La literatura toma tierra. El País, 11/02/2019.
SÁNCHEZ, María. La vida rural que les estropea la foto. Eldiario.es, 20/08/2017, <https://www.eldiario.es/opinion/tribuna-abierta/vida-rural-estropea-foto_129_3229403.html>, consultado el 15/10/2021.
SÁNCHEZ, María. Tierra de mujeres. Barcelona: Seix Barral, 2019.
SÁNCHEZ, María. Almáciga. Barcelona: Planeta, 2020.
SCHOENTJES, Pierre. Le mur des abeilles. Paris: Éditions José Corti, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.