Las autoras en su studio: “perros en la cultura, en la literatura y en la sociedad”

Autores

  • Pascuala Morote Magán Universitat de València, España
  • Mª Cristina Aguilera Gómez Conservatorio Superior de Música Joaquín Rodrigo. Universitat Politécnica de València, España

Palavras-chave:

Cultura. Cães. Pintura, Música. Literatura. Cinematografia.

Resumo

Este ensaio é baseado no conceito de Ecocrítica e tem como foco a representação do cão hoje e suas características, tão essenciais para pessoas de lealdade ou propósito, carinho, companhia e ajuda. E procuramos inter-relacionar códigos artísticos, literatura, música, pintura, cinematografia...) e Didática da Língua e da Literatura. O tema do cachorro no mundo atual é tratado como fundamental até no campo educacional. Destacamos esse aspecto com muitos exemplos, ao mesmo tempo em que sugerimos atividades para trabalhar em sala de aula, com alunos de diferentes níveis de ensino, buscando um equilíbrio entre metodologias tradicionais e digitais. As questões de investigação e as conclusões mostram que as nossas propostas iniciais podem ser concretizadas, pelo enriquecimento que implicam a educação.

Referências

BUELL, Lawrence (1995). The Environmental Imagination: Thoreau, Nature Writing, and the Formation of American Culture, Cambridge, The Belknap Press of Harvard University Press.

CLARK, Timothy (2011). The Cambridge Introduction to literature and The environment. Cambridge: Cambridge University Press.

ESCRIBANO, M., Fuentes, T., Gómez Villalba, E. y Romero, A. (1992). Folklore Infantil Granadino de tradición oral. Retahílas y trabalenguas. Granada: Universidad de Granada, 1992.

EZQUERRA, Ramon (1948): Historia de la literatura universal. Barcelona: Apolo.

FALCÓN, Constantino, Fernández-Galiano, Emiliano. López, Raquel (1991). Melero: Diccionario de mitología clásica. Volumen I, .Madrid, Alianza Editorial-1991.

GLOTTFELTY, Cheryll y Fromm, Harold (Eds) (1996). The ecocriticism Reader. Altanta: University of Georgia Press, 1996.

HVELACQUE, Abel (1980)). Lavesta. Paris: Maisonneve.

HOMERO (2012). Odisea. Madrid: Anaya.

MARCIAL, Marco Valerio (2000). Epigramas seguidos del libro de los espectáculos. Barcelona: Iberia.

RIQUER, Martín de y Valverde, José María (1984). Historia de la literatura Universal. Volumen I. Barcelona: Planeta.

SAINT-SAËNS, Camille (1835-1921). El carnaval de los animales (Le carnaval des animaux), suite de retratos de animales o fantasíaa zoológica, para dos pianos y pequeña orquesta (Introducción y marcha real del león, gallos y gallinas, mulos, tortugas, elefante, canguro.

WULF, Andrea. La invención de la naturaleza. El nuevo mudo de Alexander von Humboldt. Madrid Taurus, 2016.

Publicado

28-12-2023

Como Citar

MAGÁN , Pascuala Morote; GÓMEZ , Mª Cristina Aguilera. Las autoras en su studio: “perros en la cultura, en la literatura y en la sociedad”. Trem de Letras, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e023004, 2023. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/2329. Acesso em: 3 mar. 2024.