Las autoras en su studio: “perros en la cultura, en la literatura y en la sociedad”
Palavras-chave:
Cultura. Cães. Pintura, Música. Literatura. Cinematografia.Resumo
Este ensaio é baseado no conceito de Ecocrítica e tem como foco a representação do cão hoje e suas características, tão essenciais para pessoas de lealdade ou propósito, carinho, companhia e ajuda. E procuramos inter-relacionar códigos artísticos, literatura, música, pintura, cinematografia...) e Didática da Língua e da Literatura. O tema do cachorro no mundo atual é tratado como fundamental até no campo educacional. Destacamos esse aspecto com muitos exemplos, ao mesmo tempo em que sugerimos atividades para trabalhar em sala de aula, com alunos de diferentes níveis de ensino, buscando um equilíbrio entre metodologias tradicionais e digitais. As questões de investigação e as conclusões mostram que as nossas propostas iniciais podem ser concretizadas, pelo enriquecimento que implicam a educação.
Referências
BUELL, Lawrence (1995). The Environmental Imagination: Thoreau, Nature Writing, and the Formation of American Culture, Cambridge, The Belknap Press of Harvard University Press.
CLARK, Timothy (2011). The Cambridge Introduction to literature and The environment. Cambridge: Cambridge University Press.
ESCRIBANO, M., Fuentes, T., Gómez Villalba, E. y Romero, A. (1992). Folklore Infantil Granadino de tradición oral. Retahílas y trabalenguas. Granada: Universidad de Granada, 1992.
EZQUERRA, Ramon (1948): Historia de la literatura universal. Barcelona: Apolo.
FALCÓN, Constantino, Fernández-Galiano, Emiliano. López, Raquel (1991). Melero: Diccionario de mitología clásica. Volumen I, .Madrid, Alianza Editorial-1991.
GLOTTFELTY, Cheryll y Fromm, Harold (Eds) (1996). The ecocriticism Reader. Altanta: University of Georgia Press, 1996.
HVELACQUE, Abel (1980)). Lavesta. Paris: Maisonneve.
HOMERO (2012). Odisea. Madrid: Anaya.
MARCIAL, Marco Valerio (2000). Epigramas seguidos del libro de los espectáculos. Barcelona: Iberia.
RIQUER, Martín de y Valverde, José María (1984). Historia de la literatura Universal. Volumen I. Barcelona: Planeta.
SAINT-SAËNS, Camille (1835-1921). El carnaval de los animales (Le carnaval des animaux), suite de retratos de animales o fantasíaa zoológica, para dos pianos y pequeña orquesta (Introducción y marcha real del león, gallos y gallinas, mulos, tortugas, elefante, canguro.
WULF, Andrea. La invención de la naturaleza. El nuevo mudo de Alexander von Humboldt. Madrid Taurus, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.