Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato WORD e não traz identificação dos autores.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Em casos de pesquisas envolvendo seres humanos, os autores têm autorização dos sujeitos envolvidos e/ou passou pelo Comitê de Ética em Pesquisa.
  • O(A) autor(a) fez a verificação de plágio e a revisão linguística do trabalho (ou solicitou que alguém fizesse).
  • O trabalho (artigo, ensaio, relato, squib) apresenta títulos, resumos e palavras-chave em português, em espanhol e em inglês. (No caso de resenha, não incluir resumo).
  • O(s) autor(es) possui(em) ORCID? (cadastro em www.orcid.org)

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES PARA A FORMATAÇÃO DE ARTIGOS, TRADUÇÕES, RESENHAS, ENSAIOS, SQUIBS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Artigos, traduções, ensaios, squibs e relatos de experiência devem ter título, resumo e palavras-chave em três línguas: português, inglês e espanhol. 

Resenha: não tem resumo.

1) Fonte: Arial Narrow, corpo 14, alinhamento justificado ao longo de todo o texto.

2) Espaçamento: 1,5 cm entre linhas e parágrafos, duplo entre partes do texto (tabelas, ilustrações, citações em destaque, seções, etc.); parágrafos com adentramento de 1,25 cm.

3) Citações: no corpo do texto, serão de até três linhas, entre aspas duplas. Fonte: Arial Narrow corpo 14. Maiores do que três linhas seguem em destaque, na seguinte formatação: fonte Arial Narrow corpo 11, em espaço simples, com recuo de 4cm à esquerda. Para formatar a citação de mais de 3 linhas: selecione a citação, clique em parágrafo, marque alinhamento justificado, em recuo mantenha 0 esquerda e direita, em especial marque deslocamento e informe 4cm, em espaçamento marque 6 antes e depois, em espaçamento entre linhas marque simples. As referências deverão ser indicadas entre parênteses com a inicial maiúscula, como no exemplo: (Silva, 2020, p. 1-5).

4) Notas de rodapé: devem ser colocadas na mesma página, fonte Arial Narrow, corpo 11. Alinhamento justificado, espaçamento simples. Se houver mais de uma nota de rodapé na página, selecione-as, clique em parágrafo e marque 6 depois em espaçamento.

5) Títulos e subtítulos das seções: fonte Arial Narrow, corpo 14, em numeração arábica, sem recuo de parágrafo, em negrito, com maiúscula somente para a primeira palavra da seção. Selecione o título e subtítulo, clique em parágrafo, marque alinhamento justificado, em espaçamento marque 6 antes e depois, em espaçamento entre linhas marque 1,5. Usar o sistema “número seguido de ponto-final”. Exemplo: 1.1. O discurso autoritário (Não colocar ponto-final em títulos e subtítulos.)

Obs.: Não numerar Introdução, Conclusão, Referências.

6) Elementos ilustrativos: tabelas, figuras, fotos etc. devem ser inseridos no texto, logo após serem citados, contendo a devida explicação na parte inferior da mesma com fonte Arial Narrow corpo 11, numeradas sequencialmente. Se a fonte for do autor, indicar: Fonte: Elaboração própria.

7) Margens: direita e superior: 3cm; esquerda e inferior: 2,5cm.

8) Referências: seguir normas atuais da ABNT, espaçamento simples, alinhamento à esquerda, com espaçamento duplo entre as referências. Devem constar na lista final e vice-versa. As referências não poderão ultrapassar uma página corrida, ou seja, o trabalho não deve ter uma lista de referência muito extensa (não usar uma página e meia, ou duas, ou três páginas de referências).  Para formatar as referências: selecione todas as referências, marque “alinhar à esquerda”, depois clique em parágrafo, na parte de espaçamento, indique 0 em antes e 6 em depois, marque simples em espaçamento entre linhas. Obs.: a) ao indicar sites, seguir o modelo: Site. Site. Site. Disponível em: <link> Acesso em: dia mês (abreviado) ano. b) para destacar o nome da obra ou da revista, use itálico (não use negrito). c) as referências devem estar em ordem alfabética. Para pôr em ordem alfabética, selecione as referências, clique em

Depois, marque classificar parágrafos, ordem crescente.

 

Para consultar normas ABNT, acesse: https://www.unifal-mg.edu.br/bibliotecas/guiastutoriais

Obs.: expressões latinas devem ser substituídas por expressões portuguesas equivalentes: opus cit. (obra citada), apud (citado em), passim (disperso), idem/ibidem (idem).

Para verificar se há espaço duplo entre palavras ou entre palavras e numeração/pontuação ou a falta de espaço entre palavras ou entre palavras e numeração/pontuação (exemplo abaixo)

Clique no ícone

 

Depois, é só desmarcar.

 

IMPORTANTE:

  • Todas as palavras contam, exceto títulos, resumos, palavras-chave e referências. São excluídos da contagem a minibiografia e os dados da publicação. Do total do número total de palavras, subtraia 650 palavras (esse número se refere aos resumos e a dados da revista). O novo número obtido deve atender aos limites indicados a seguir:

 

Artigo (teórico ou aplicado) (ou tradução) – 5.000 a 8.500 palavras

Ensaio – 3.000 a 6.000 palavras

Resenha – 2.500 a 4.000 palavras

Relatos de experiência – 3.000 a 5.000 palavras

Squibs - 2.000 a 3.000 palavras

 

Para saber como verificar o número de palavras, consulte: https://support.microsoft.com/pt-br/office/mostrar-contagem-de-palavras-3c9e6a11-a04d-43b4-977c-563a0e0d5da3#:~:text=Para%20contar%20o%20n%C3%BAmero%20de,as%20palavras%20enquanto%20voc%C3%AA%20digita.

  • Para manter o sigilo e garantir a avaliação duplo cega, siga os procedimentos: com o word aberto, no canto superior à esquerda, clique em arquivo, informações, verificar se há problemas, inspecionar documento, inspecionar, marque para remover comentários, revisões e versões e propriedades do documento e informações pessoais. Salve o documento. Abra novamente. Insira um comentário e veja se a identificação do autor do word desapareceu. Se não conseguir excluir as informações pessoais, a equipe editorial excluirá antes de enviar o trabalho aos pareceristas.
  • Para manter a qualidade dos trabalhos publicados e valorizar boas práticas na pesquisa e nas publicações, a TL sugere a leitura das Políticas editoriais sobre plágio e boas práticas na publicação.
  • Confira como é o processo de avaliação por pares (avaliação duplo cega).
  • Faça o download do template para organizar/formatar seu trabalho. Não insira dados pessoais. Estes serão incluídos apenas na etapa de edição/editoração do texto.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.