O FEMINISMO NEGRO EM PURPLE HIBISCUS, DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v2n8.901Palavras-chave:
Feminismo, Identidade, Feminismo Negro, Chimamanda Ngozi Adichie.Resumo
Assim como em outras obras de Chimamanda Ngozi Adichie, Purple Hibiscus é um romance que possibilita trazer à tona diversas discussões acerca do tema da ancestralidade, do sujeito colonizado, da negritude e do papel da mulher na sociedade africana. Percebendo que o feminismo é um aspecto muito presente na obra da escritora, busca-se neste trabalho mostrar a complexidade identitária das personagens citadas sob a ótica do feminismo negro, tendo como objetivo principal apresentar de que forma as personagens do romance não foram reduzidas a estereótipos maniqueístas, representação tão presente na literatura ocidental.
Referências
ACHOLONU, C. (1995). Afrocentric alternative to feminism In ARNDT, S. (2002) The Dynamics of African Feminism. Defining and Classifying African Feminist Literatures, Africa World Press: Trenton.
ADICHIE, C. N. Hibisco roxo. Trad. Julia Romeu. SP: Companhia das letras, 2011.
ADICHIE, C. N. Purple Hibiscus. North Carolina: Algonquin, 2003
ADICHIE, C. N. The Danger of a single story. Disponível em: <http://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story/> Acesso em: 12 de junho de 2018.
COLEMAN, M. A. Ain’t I a feminist too? Third wave womanist religious thought. Minneapolis: Fortress Press, 2013.
NNAEMEKA, O. Nego-Feminism: Theorizing, Practicing, and Pruning Africa´s Way, Signs, vol. 29, No. 2, pp. 357-385, 2003.
OGUNDIPE-LESLIE, M. Re-creating Ourselves. African Women & Critical Transformations, Africa World Press: Trenton, 1994.
OGUNYEMI, C.O. Women and Nigeria Literature. In Y. Ogunbiy (Ed.). Perspectives on Nigerian literature (pp. 60-67). Lagos: Guardian Books, 1988.
WALKER, ALICE. In search of our mother’s gardens. London: The Women’s Publishers, 1972.
ZINANI, Cecil Jeanine Albert. Literatura e Gênero. A construção da identidade feminina. Caxias do Sul, RS: Educs, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado