RAP: INSTRUMENTO DE LIBERTAÇÃO E RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA

Autores

  • Joseli Aparecida Fernandes Universidade Vale do Rio Verde
  • Elaine de Souza Pinto Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v1i7.785

Palavras-chave:

rap, identidade negra, enfrentamento, negritude.

Resumo

O presente artigo pretende discutir como dialogam o rap e a identidade negra identificando continuidades e rupturas nas relações entre raça, racismo, classe e cultura no discurso e na narrativa musical das letras do rapper Flávio Renegado. Para tanto, iremos apresentar as canções “Black Star” e “Zica”, presentes nos álbuns Outono Selvagem e Minha tribo é o mundo, refletindo sobre o padrão estético eurocêntrico da mídia brasileira e questionar a tão falaciosa democracia racial. O fato de a sociedade brasileira buscar o padrão de beleza branco e insistir na ideia de harmonia racial, ao mesmo tempo em que expõe o negro à inferioridade, evidenciou aos afrodescendentes a necessidade de um enfretamento coletivo do problema, em busca do reconhecimento e do autopoder racial em todos os setores. Assim o hip hop apresenta como caraterística bem marcada a questão da negritude, principalmente no rap, entendida como resgate da valorização e reconhecimento da identidade negra. O rapper coloca nos versos a importância da participação dos afrodescendentes na divulgação do movimento, visto que este nasce dessa população, além de denunciar o racismo e falta de representatividade do negro na sociedade.

Biografia do Autor

Joseli Aparecida Fernandes, Universidade Vale do Rio Verde

Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Verde (2000). Especialização em Supervisão Escolar pela FIJ-RJ(2009); Inspeção Escolar pela,Faculdade FINOM(2012); Gestão Escolar (2013-2015) pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestrado em Letras pela Universidade Vale do Rio Verde. Membro do grupo de pesquisa Minas Gerais - Diálogos. Docente da Educação Básica das redes Estadual e Municipal de Três Corações. Possui experiência como professor regente do Ensino Fundamental e como Diretora Escolar. Atualmente cursando especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

16-10-2018

Como Citar

Fernandes, J. A., & Rodrigues, E. de S. P. (2018). RAP: INSTRUMENTO DE LIBERTAÇÃO E RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA. Revista (Entre Parênteses), 7(1). https://doi.org/10.32988/rep.v1i7.785

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários