ATITUDES LINGUÍSTICAS DE INTERNAUTAS DIANTE DE PALAVRÕES E PALAVRAS OFENSIVAS EM RELAÇÃO A JOGOS DE FUTEBOL
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v12n1.2138Palavras-chave:
Sociolinguística, Atitudes Linguísticas, Palavrões, FutebolResumo
O ato linguístico de xingar está presente na cultura do ser humano e desde criança aprendemos a usar palavrões e/ou palavras ofensivas. No âmbito futebolístico, presenciamos diversas formas de xingamento, dentro e fora dos campos de futebol, adentrando, inclusive, às redes sociais. O presente trabalho analisa atitudes linguísticas de torcedores-internautas da rede Twitter em relação aos palavrões e às palavras ofensivas durante partidas de futebol. Para tanto, partimos de uma metodologia qualitativa, com a finalidade de compreender o que induz a utilização de expressões pejorativas por parte de torcedores, concentrados no Twittter, durante jogos de futebol. Nesse intento, selecionamos expressões percebidas por nós como recorrentes no contexto supracitado e, com base nos estudos de Queiroz (2005), Swingler (2016) e Souza-Silva, Dias & Bezerra (2021), lançamos mão de um questionário composto por perguntas objetivas e subjetivas. Como aportes teóricos, dialogamos com Preti (1984), Labov (2008), Hora (2011), Kaufmann (2011), Veloso (2014), Swingler (2016), entre outros, com foco em conceitos da Sociolinguística, especialmente no escopo das Atitudes e Crenças Linguísticas, bem como aportes que possibilitam a compreensão sobre o fenômeno dos xingamentos e a linguagem em contexto futebolístico. Por fim, compreendemos que as palavras ofensivas e os palavrões são recursos linguísticos frequentes de uso por parte de torcedores para demonstrar as emoções sentidas durante partidas futebolísticas e a noção de ofensa e do que seja palavrão não é uniforme entre os torcedores participantes deste estudo.
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