APRESENTAÇÃO: A LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE PODER: EXPLORANDO SUAS MÚLTIPLAS FACETAS

Autores

  • Héliton Diego Lau UFPR
  • Zuleica Aparecida Michalkiewicz IEA-USP

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v12n1.2278

Palavras-chave:

--

Resumo

--

Biografia do Autor

Héliton Diego Lau, UFPR

É graduado em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2014), em Letras
Português/Espanhol pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL (2023), especialista em Educação Especial com Ênfase em Libras pelo Instituto Superior de Aprendizagem Multidisciplinar - ISAM (2015), mestre em Linguagem, Identidade e Subjetividade, na área de Linguagem, Identidade e Subjetividade, seguindo a linha de pesquisa Subjetividade, Texto e Ensino pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2016) e doutor em Letras, na área de Estudos Linguísticos, seguindo a linha de pesquisa Linguagens e Práticas Sociais pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2021). Atualmente é pesquisador do grupo interinstitucional de
pesquisas "Estudos do texto e do discurso: entrelaçamentos teóricos e analíticos" (GPTD/UNICENTRO-UFPR/CNPq), integrante do Núcleo de Relações Étnico-Raciais, de Gênero e Sexualidade (NUREGS/UEPG) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidade Sexual (NUDISEX/UEM/CNPq). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, estudos de gênero, estudos culturais, teoria queer, linguística queer e Libras.

Zuleica Aparecida Michalkiewicz, IEA-USP

Possuo graduação em licenciatura em letras Português/Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (1998). Especialização em Magistério da Educação básica com concentração em Língua Portuguesa. Mestra em Linguagem, Identidade e Subjetividade pela Universidade Estadual de Ponta
Grossa. Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Atuo como pesquisadora da Linguística Aplicada, principalmente nos seguintes temas: formação docente, ideologias linguísticas, políticas linguísticas, letramento digital. Desenvolvi o projeto "Olhares reflexivos acerca do letramento digital", no qual
coordenei o GETEC - grupos de estudos sobre tecnologia, com graduandos dos cursos de Letras na UNESPAR. Fui professora da educação básica no setor público e privado e na Educação superior como professora de
Linguística no departamento de Letras/Espanhol na UNESPAR- campus de União da Vitória. Fiz parte da UAB como membro da equipe multidisciplinar na Universidade Federal de Santa Maria. Professora na Especialização da Faculdades Integradas Santa Cruz e FIC-PR. Tenho experiência na produção de conteúdos e material didático para EAD, elaboração de questões para avaliação de larga escala, coordenação de projetos educacionais, trabalho com assessoria na Intensifique Assessoria Acadêmica. Atualmente sou pós-doutoranda na Cátedra de Educação Básica Alfredo Bosi na Universidade de São Paulo - IEA-USP.

Referências

--

Downloads

Publicado

25-10-2023

Como Citar

Lau, H. D. ., & Michalkiewicz, Z. A. . (2023). APRESENTAÇÃO: A LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE PODER: EXPLORANDO SUAS MÚLTIPLAS FACETAS. Revista (Entre Parênteses), 12(1), 1–7. https://doi.org/10.32988/rep.v12n1.2278