Uma análise do Livro Didático numa perspectiva da Linguística Aplicada

Palavras-chave: Língua Portuguesa; Linguística Aplicada; livro didático.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a análise da unidade 2 do livro didático Jornadas. Port: Língua Portuguesa, 2ª edição e de 9º ano, das autoras Delmanto & Carvalho (2012, p. 52-67) sob uma perspectiva da Linguística Aplicada, visando a sistematização dos conteúdos trabalhados na perspectiva dos gêneros discursivos e levando em consideração a forma como foram apresentadas as questões geais que envolvem, leitura, produção textual e conhecimentos de língua e gramática.

Biografia do Autor

Franklin Furtado Ieck, Universidade Federal de Pelotas

Estudante com formação em Letras – Português pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, 2015- 2018. Formação em pós-graduação strict sensu em Redação e Oratória, Especialização, pelo Instituto JM, 2019, e estudante do curso de Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel, 2020.

Rosane Jaehn Troina, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Educacionais - FACE, Pós-graduada strict sensu em Gestão de Pessoas pela Faculdade Zacarias de Góes – FAZAG; Graduanda em Letras-Português pela Universidade Federal de Rio Grande – FURG, e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras em História da Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2016.
BEZERRA, Maria Auxiliadora, REINALDO, Maria Augusta. Analise Linguística: afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.
DELMANTO, Dileta, CARVALHO, Laiz B. de. Jornadas port – Língua Portuguesa. 9º ano. 2ª ed. São Paulo: Saraiva. 2012.
FARRACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2009. 168 p.
___________, Os PCNs de Língua Portuguesa: revista eletrônica ABRALIN, v. 38, n. 36, 2005. Disponível em:. Acesso em: 10/03/2020.
RODRIGUES, Rosangela Hammes; CERUTTI-RIZZATI, Mary Elizabeth. Linguística Aplicada: ensino de língua materna. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011.
Publicado
24-06-2021
Como Citar
Furtado IeckF., & Jaehn TroinaR. (2021). Uma análise do Livro Didático numa perspectiva da Linguística Aplicada. Revista (Entre Parênteses), 10(1), e021012. https://doi.org/10.32988/rep.v10n1.1241