Uma análise do Livro Didático numa perspectiva da Linguística Aplicada
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v10n1.1241Palavras-chave:
Língua Portuguesa; Linguística Aplicada; livro didático.Resumo
Este trabalho tem como objetivo a análise da unidade 2 do livro didático Jornadas. Port: Língua Portuguesa, 2ª edição e de 9º ano, das autoras Delmanto & Carvalho (2012, p. 52-67) sob uma perspectiva da Linguística Aplicada, visando a sistematização dos conteúdos trabalhados na perspectiva dos gêneros discursivos e levando em consideração a forma como foram apresentadas as questões geais que envolvem, leitura, produção textual e conhecimentos de língua e gramática.
Referências
BEZERRA, Maria Auxiliadora, REINALDO, Maria Augusta. Analise Linguística: afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.
DELMANTO, Dileta, CARVALHO, Laiz B. de. Jornadas port – Língua Portuguesa. 9º ano. 2ª ed. São Paulo: Saraiva. 2012.
FARRACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2009. 168 p.
___________, Os PCNs de Língua Portuguesa: revista eletrônica ABRALIN, v. 38, n. 36, 2005. Disponível em:<http://www.unb.br/abralin/index.php>. Acesso em: 10/03/2020.
RODRIGUES, Rosangela Hammes; CERUTTI-RIZZATI, Mary Elizabeth. Linguística Aplicada: ensino de língua materna. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado