Precisamos falar sobre ensino de gramática? Percepções e perspectivas da abordagem gramatical no Seridó-RN
percepções e perspectivas da abordagem gramatical no Seridó-RN
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v10n1.1269Palavras-chave:
Ensino de gramática. Aula de língua portuguesa. Gramática contextualizada.Resumo
Este trabalho discute aspectos relacionados ao ensino e aprendizagem de gramática no âmbito da Educação Básica na região do Seridó, no estado do Rio Grande de Norte (RN). Para isso, objetivou mapear as discussões e percepções acerca do ensino de gramática oriundas de dissertações produzidas no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras. Teoricamente, o estudo baseia-se nas discussões de Travaglia (2002), Antunes (2003), Faraco (2006), Neves (2010), Bispo e Silva (2011), Vieira e Brandão (2019), dentre outros. Os resultados obtidos demonstram que, apesar dos avanços quanto à abordagem do fenômeno gramatical nas aulas de língua portuguesa, percebe-se, ainda, uma dificuldade de atrelar a reflexão gramatical às práticas de leitura e produção de textos.
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