Precisamos falar sobre ensino de gramática? Percepções e perspectivas da abordagem gramatical no Seridó-RN

percepções e perspectivas da abordagem gramatical no Seridó-RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32988/rep.v10n1.1269

Palavras-chave:

Ensino de gramática. Aula de língua portuguesa. Gramática contextualizada.

Resumo

Este trabalho discute aspectos relacionados ao ensino e aprendizagem de gramática no âmbito da Educação Básica na região do Seridó, no estado do Rio Grande de Norte (RN). Para isso, objetivou mapear as discussões e percepções acerca do ensino de gramática oriundas de dissertações produzidas no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras. Teoricamente, o estudo baseia-se nas discussões de Travaglia (2002), Antunes (2003), Faraco (2006), Neves (2010), Bispo e Silva (2011), Vieira e Brandão (2019), dentre outros. Os resultados obtidos demonstram que, apesar dos avanços quanto à abordagem do fenômeno gramatical nas aulas de língua portuguesa, percebe-se, ainda, uma dificuldade de atrelar a reflexão gramatical às práticas de leitura e produção de textos.

Biografia do Autor

Jakeline Simões Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Letras - Língua Portuguesa (2021), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/UFRN (2019-2020) na área de Linguística, desenvolvendo estudos sobre a interface entre ensino e gramática. Atuou como Bolsista de Monitoria nas disciplinas de Morfologia e Sintaxe da Língua Portuguesa - UFRN (2020-2021). Membro do Grupo de Estudos Discurso & Gramática - UFRN.

Nedja Lucena , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Letras - Língua Portuguesa (2007), Mestre em Estudos da Linguagem (2010) e Doutora em Estudos da Linguagem (2016), na área de Linguística - com foco em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Interessa-se, em especial, por temas afetos à Linguística Funcional Centrada no Uso (interface entre Funcionalismo norte-americano e Linguística Cognitiva), tais como: transitividade; estrutura argumental; tipos semânticos de verbos; relações gramaticais; Gramática de Construções; interface sintaxe-semântica; descrição, análise e reflexão de fenômenos gramaticais e suas implicações para o ensino de Língua Portuguesa. É professora adjunta de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na cidade de Currais Novos. Membro do Grupo de Estudos Discurso & Gramática - UFRN. Contato: lucenedja@gmail.com

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Publicado

30-06-2021

Como Citar

Gomes, J. S., & Lucena, N. . (2021). Precisamos falar sobre ensino de gramática? Percepções e perspectivas da abordagem gramatical no Seridó-RN: percepções e perspectivas da abordagem gramatical no Seridó-RN. Revista (Entre Parênteses), 10(1), e021005. https://doi.org/10.32988/rep.v10n1.1269