ENTRE O SONHO E A REALIDADE DA IMIGRAÇÃO
UM OLHAR SOBRE A OBRA CIDADÃ DE SEGUNDA CLASSE DE BUCHI EMECHETA
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v2n9.1159Palavras-chave:
Cidadã de Segunda Classe, Imigração, Diáspora, Identidade CulturalResumo
O seguinte estudo discute a imigração a partir da trajetória da personagem ficcional Adah, protagonista do livro Cidadã de Segunda Classe de Buchi Emecheta. Para tanto, faz-se uma discussão acerca de conceitos como Diáspora, Identidade Cultural e Colonialismo, a partir de teóricos que, em maioria, passaram por processos migratórios e coloniais, como Hall e Fanon. Assim, entende-se que Emecheta utiliza-se da narrativa deste livro para evidenciar as desigualdades enfrentadas pelos imigrantes nigerianos na metrópole inglesa e denunciar o modo de vida ao qual eram submetidos.
Referências
______. Destination Biafra (1982). Glasgow: Fontana/Collins, 1983.
FALOLA, Toyin; HEATON, Matthew M.. A History of Nigeria. Cambridge - UK: Cambridge University Press, 2014.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução Renato Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. -11. ed.. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
______. Da diáspora: Identidade e mediações culturais. Organização Liv Sovik. Tradução Adelaide La Guardia Resende... [et al.] – 2 ed.. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
RIBEIRO, L. D. T.. Da conquista europeia à descolonização. In: VISENTINI, P. G. F.; PEREIRA, A. D.; RIBEIRO, L. D. T.. História da África e dos Africanos. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2014, pp. 56-98.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado