OS GESTOS AFILIATIVOS COMO ELEMENTOS DE ABORDAGEM DO PASSADO RECENTE DA ESPANHA EM DUAS OBRAS DE ALMUDENA GRANDES
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v10n2.1538Palavras-chave:
Almudena Grandes;, El Corazón helado;, El lector de Julio Verne;, Memória ColetivaResumo
Almudena Grandes é uma experiente ficcionista espanhola. Sua obra teve uma primeira etapa marcada pela exploração da condição feminina na sociedade espanhola pós-franquista. A partir de El corazón helado (2007), a autora abandona o núcleo temático anterior e passa a desenvolver um projeto literário relacionado com a recuperação da memória do passado recente da Espanha, entendido como os últimos oitenta anos da história do país. Esta obra seria a primeira do ciclo Episodios de una guerra interminable, mas sua extensão ultrapassou em muito o previsto e foi publicada como uma obra independente. Em 2010, aparece Inés y la alegría, a primeira obra do ciclo de inspiração galdosiana, que pretende abordar episódios mal conhecidos ou totalmente desconhecidos relacionados ao passado espanhol no eixo II República-guerra civil-ditadura franquista. Neste trabalho, abordamos, sobretudo, a segunda obra do ciclo – El lector de Julio Verne, de 2012, para verificar como se dá a presença dos gestos afiliativos, uma estratégia de construção ficcional já presente em El corazón helado. Observa-se que na obra mais recente não há o sentimentalismo que caracteriza a intriga de El corazón helado e se ressalta o papel da literatura para a reconstrução da identidade do protagonista e o questionamento de seus vínculos sociais.
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