ESCRAVIDÃO E DIÁSPORA: UMA ANÁLISE DE O CAMINHO DE CASA, DE YAA GYASI
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v2n9.1208Palavras-chave:
diáspora; escravidão; identidade culturalResumo
Este artigo visa à analise do romance O Caminho de Casa (2016), da autora ganesa Yaa Gyasi, que focaliza a diáspora africana, de modo a demonstrar como a autora revisita criticamente o passado e promove uma representação do impacto do cativeiro nos descendentes de escravos. Abordaremos igualmente a representação da identidade cultural do sujeito diaspórico. Para isso, utilizaremos as teorias de diáspora africana de Kevin Kenny (2013) e Paul Gilroy (2001), bem como o conceito de identidade diaspórica de Stuart Hall (2008).
Referências
CARREIRA, Shirley de Souza Gomes. Identidades diaspóricas em Unaccustomed earth: a ficção de Jhumpa Lahiri. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, UNIGRANRIO, Rio de Janeiro, n. 38, 2013.
FARIA, Sheila de Castro. Identidade e comunidade escrava: um ensaio. Revista Tempo, Departamento de História da UFF, Niterói/RJ, vol. 11, n. 22, 2007.
GILROY, Paul. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. Rio de Janeiro/São Paulo: UCAM/Editora 34, 2001.
GYASI, Yaa. O Caminho de Casa. Rocco Digital, 2017.
HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2008
Kenny, Kevin. Diaspora: A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press, 2013.
SAID, Edward. Reflexões sobre exílio e outros ensaios. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2003
SANTOS, Eufrázia C. Menezes. Gilroy, Paul. O Atlântico negro. Modernidade e dupla consciência. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 45, n. 1, 2002.
SILVA, Lúcia Helena Oliveira; XAVIER, Regina Célia Lima. Pensando a Diáspora Atlântica. História, v.37, 2018, e2018020, São Paulo, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado