ENTRE MEXICANOS E CHICANOS: AS MARCAS DA DIÁSPORA NA OBRA LOS COMPADRES DE JUSTO S. ALARCÓN
DOI:
https://doi.org/10.32988/rep.v1i7.783Palavras-chave:
Diáspora, Fronteira, Transculturação, Identidades, PertencimentoResumo
A diáspora, efeito migratório que representa o deslocamento de um povo para um ou mais destinos, é o assunto deste trabalho. Nosso objetivo é identificar e analisar concepções teóricas envolvendo fronteira, identidade, além de relacionar essas e mais questões de pertencimento, lar e lugar no livro “Los dos compadres: cuentos breves del barrio”, de Justo S. Alarcón. A obra é composta por diálogos entre dois idosos, participantes do efeito diaspórico, que refletem sobre problemáticas e consequências migratórias. Os resultados revelam que o livro “Los dos compadres” é uma expressão artística que dá voz ao sentimento do povo mexicano que vive nos Estados Unidos. Aspectos identitários, econômicos, políticos, de lar, lugar e do uso do spanglish são consequências da diáspora destacadas no livro. Além disso, as conversas realizadas pelos personagens no Parque San Lázaro em Phoenix, no Arizona ressaltam a transculturação na segunda geração da diáspora, em que descendentes de mexicanos adotam costumes marcadamente estadounidenses.
Referências
ALARCÓN, J.S. Los dos compadres: cuentos breves del barrio. Otra ed.: México, Alta Pimería Pro Arte y Cultura, 1993.
RENAN, E. What is a nation?. In Homi Bahbah, Ed. Nation and Narration. London: Routledge, 1990.
BRAH, A. Cartografias de la diáspora: Identidades en cuestión. Madrid: Traficantes de sueños, 2011.
HALL, S. Pensando a Diáspora, Reflexões sobre a terra no exterior, in _____. Da diáspora, identidades e mediações culturais. Ed. UFMG. Belo Horizonte, 2003. trad. Adelaine La Guardia Resende et, al.
_____. A identidade cultural na Pós-Modernidade. DP&A Editora. Rio de Janeiro, Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro, 2005.
REIS, M. Theorizing Diaspora: Perspectives on “Classical” and “Contemporary” Diaspora. International Migration. v.42 (2), p. 41-60, 2004.
Los compadres
PRATT, M. L. Os olhos do império: relatos de viagem e transculturação. Bauru: Editora EDUSC, 1999.
TORRES, S. Nosotros in USA: Literatura, etnografia e geografias de resistência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado