POSSIBILIDADES DO ENSINO DE LITERATURA
Keywords:
Literature teaching; Reading for pleasure; Literature at school.Abstract
This article aims to discuss assumptions towards a more efective literature teaching on basic school. Starting from dificulties commonly faced by teachers, it proposes a series of strategic attitudes looking to maximum exploitation of each student's potential to become a reader, on a teaching perspective based on reading for pleasure.
References
ADORNO, Th. Minima moralia. São Paulo: Ática, 1993.
ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado. São Paulo: Edições Graal, 1982.
BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito da leitura. 2 ed. São Paulo: Ática, 1991.
CEREJA, W.R. Ensino de literatura. São Paulo: Atual, 2006.
COELHO, N.N. O ensino da literatura. São Paulo: FTD, 1966.
COSSON, R. Letramento literário; teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
FELMAN, S. La folie et la chose littéraire. Paris: Éditions du Seuil, 1978.
FREUD, S. O mal-estar na civilização. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
GIARDINELLI, M. Voltar a ler – Propostas para ser uma nação de leitores. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2010.
HERRMANN, F. Psicanálise do cotidiano. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
POUND, E. ABC da literatura. São Paulo: Cultrix, 1985.
SCHWARZ, R. O pai de família e outros estudos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
TODOROV, T. A literatura em perigo. 3. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2010.
ZILBERMAN, R. et al. Leitura em crise na escola – As alternativas do professor. 8 ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado. São Paulo: Edições Graal, 1982.
BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito da leitura. 2 ed. São Paulo: Ática, 1991.
CEREJA, W.R. Ensino de literatura. São Paulo: Atual, 2006.
COELHO, N.N. O ensino da literatura. São Paulo: FTD, 1966.
COSSON, R. Letramento literário; teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
FELMAN, S. La folie et la chose littéraire. Paris: Éditions du Seuil, 1978.
FREUD, S. O mal-estar na civilização. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
GIARDINELLI, M. Voltar a ler – Propostas para ser uma nação de leitores. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2010.
HERRMANN, F. Psicanálise do cotidiano. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
POUND, E. ABC da literatura. São Paulo: Cultrix, 1985.
SCHWARZ, R. O pai de família e outros estudos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
TODOROV, T. A literatura em perigo. 3. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2010.
ZILBERMAN, R. et al. Leitura em crise na escola – As alternativas do professor. 8 ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
Downloads
Published
21-12-2018
How to Cite
PAULO , Eloésio. POSSIBILIDADES DO ENSINO DE LITERATURA. Trem de Letras, [S. l.], v. 5, n. 1, p. e018008, 2018. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1618. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos - Estudos Literários
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.