POSSIBILIDADES DO ENSINO DE LITERATURA
Palabras clave:
Ensino de literatura; Leitura por prazer; Literatura na escola.Resumen
Este artigo objetiva discutir pressupostos para um ensino mais efetivo de literatura na educação básica. Partindo das dificuldades comumente encontradas pelo professor, propõe uma série de atitudes estratégicas com vistas ao aproveitamento máximo do potencial de cada aluno para tornar-se leitor, numa perspectiva de ensino baseada no prazer da leitura.
Citas
ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado. São Paulo: Edições Graal, 1982.
BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito da leitura. 2 ed. São Paulo: Ática, 1991.
CEREJA, W.R. Ensino de literatura. São Paulo: Atual, 2006.
COELHO, N.N. O ensino da literatura. São Paulo: FTD, 1966.
COSSON, R. Letramento literário; teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
FELMAN, S. La folie et la chose littéraire. Paris: Éditions du Seuil, 1978.
FREUD, S. O mal-estar na civilização. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
GIARDINELLI, M. Voltar a ler – Propostas para ser uma nação de leitores. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2010.
HERRMANN, F. Psicanálise do cotidiano. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
POUND, E. ABC da literatura. São Paulo: Cultrix, 1985.
SCHWARZ, R. O pai de família e outros estudos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
TODOROV, T. A literatura em perigo. 3. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2010.
ZILBERMAN, R. et al. Leitura em crise na escola – As alternativas do professor. 8 ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, no todo ou em partes, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.