A importância da gestão da sala de aula como suporte à prática docente contemporânea
Palavras-chave:
Técnicas pedagógicas, Concentração e foco, Metodologias personalizadas, Aprendizado colaborativoResumo
No intuito de se obter um aprendizado significativo com o uso das metodologias ativas, das tecnologias com suporte à gestão da sala de aula, este trabalho tem como finalidade sugerir algumas técnicas da gestão de sala de aula baseada na obra de Lemov intitulada “Aula nota 10”. Trata-se de práticas do autor no intuito de se alcançar uma maior atenção, um melhor aproveitamento e engajamento por parte dos estudantes evitando a dispersão e perda do foco durante as aulas. Nossa discussão baseia se no questionamento das técnicas, estratégias e vivências de práticas pedagógicas docentes que possam corroborar para a construção do aprendizado significativo, o desenvolvimento do protagonismo do aluno para que haja a contemplação de uma educação integral. Ressaltamos que o professor no seu papel de mediador do conhecimento possa fazer o uso das referidas técnicas e caso seja necessário, adaptá-las e complementá-las em seu contexto escolar visando a qualidade do ensino fornecida aos seus alunos. Refere-se a um momento de reflexão sobre as práxis pedagógicas na contemporaneidade acerca do que realmente seja relevante no trabalho docente para superar os desafios impostos do cotidiano escolar.
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