The importance from classroom management how the practice of teaching support contemporary
Keywords:
Pedagogical techniques, Concentration and focus, Customized methodologies, Collaborative learningAbstract
To obtain significant learning with the use of supported technologies by management from the classroom this work aims to some classroom management techniques based on Lemov’s Work entitled A + Class. These are practices by the author with the aim of achieving greater attention, better use and engagement on the part of students, avoiding distractions and loss of focus during class. Our discussion is based on questioning the techniques, strategies and experiences of pedagogical practices Teacher who can support the construction of meaningful learning, the development of student protagonism so that comprehensive education can be contemplated. We emphasize that the teacher in his role as mediator of knowledge can make use of the techniques and if necessary, adapt them and contemplate them in his school context, aiming at the quality of your students. It refers to a moment of reflection on pedagogical practices in contemporary times about what is relevant to teaching work to overcome the challenges imposed by everyday school life.
References
BACICH, L. MORÁN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora, uma abordagem teórico prática. 1. ed. Porto Alegre: Editora Penso, 2018. 430 p. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7722229/mod_resource/content/1/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf, Acesso em: 21 jul. 2024.
BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, MEC/CONSED/UNDIME. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 01 ago. 2024.
COUTINHO, L. G. Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneos. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 21, n. 2, p. 348-362, abr/ jun. 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000200348&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 jul. 2024.
FIGUEIRA, S. T. S.; FONTOURA, H. A. Livro de apoio para professor iniciante do município do Rio de Janeiro: clarificando concepções. Educação, Rio de Janeiro, v. 43, n. 1, p. 99–112, jan./mar.2018. DOI: 10.5902/1984644423329. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/23329. Acesso em: 27 jul. 2024.
IDOETA, P. A. Escolas no Brasil têm menos tempo para ensino e mais bullying entre alunos do que média internacional. BBC. São Paulo, 19 jun.2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-48683505. Acesso em: 21 jun. 2024.
LEMOV, D. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. 3. ed. São Paulo: Editora Da boa prosa, 2011. 185 p.
MARTINS, J. C. T.; SOUZA, C. B. A. Avaliando e Ensinando Técnicas da Taxonomia Lemov para Professores do Ensino Fundamental. Psicologia: Ciência e Profissão, 2019 v. 39, e186225. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703003186225. Dsponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/t7LnYSxGhdKjVvZXf8Nj8Xb/?lang=pt#. Acesso em: 27 jul. 2024.
MORAN, J. Metodologias ativas de bolso: como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2019. 96 p.
SAVIANI, D. Escola e democracia: polêmicas de nosso tempo. 32 ed. Campinas: Editora Autores Associados, 1999. 99 p. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4969763/mod_resource/content/1/savianidermeval-escolaedemocracia.pdf
SILVA, F. L.; JESUS, A. R. A gestão da sala de aula na formação docente: o caso de uma universidade pública. Vivências. Erechim, v. 19, n. 38, p. 149–167, 2023. DOI: 10.31512/vivencias.v19i38.852. Disponível em: http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/852. Acesso em: 16 jul. 2024.
SILVA, L. M. Tipos de metodologias ativas aplicadas do ensino médio para o favorecimento da aprendizagem significativa aos estudantes. Recima 21. São Paulo, v.3, n.5, 2022. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1505. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/1505. Acesso em: 21 jul. 2024.
VALENTE, J.A. Tecnologias e educação a distância no ensino superior : uso de metodologias ativas na graduação. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 97–113, 2019. DOI: 10.35699/2238-037X.2019.9871. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9871. Acesso em: 23 jul. 2024.
WANG, M. C.; HAERTEL, G. D.; WALBERG, H. J. Toward a knowledge base for school learning. Review of Educational Research, Office of Educational Research and Improvement, Washington, v. 63, n. 3, p. 249-294, 1993. Disponível em: http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED399311.pdf. Acesso em: 16 jul. 2024.
ZEICHNER, K. M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, p. 535-554, mai./ago., 2008. Acesso em: 25 jul. 2024.

Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).