A importância da gestão da sala de aula como suporte à prática docente contemporânea

Autores/as

Palabras clave:

Técnicas pedagógicas, Concentração e foco, Metodologias personalizadas, Aprendizado colaborativo

Resumen

No intuito de se obter um aprendizado significativo com o uso das metodologias ativas, das tecnologias com suporte à gestão da sala de aula, este trabalho tem como finalidade sugerir algumas técnicas da gestão de sala de aula baseada na obra de Lemov intitulada “Aula nota 10”. Trata-se de práticas do autor no intuito de se alcançar uma maior atenção, um melhor aproveitamento e engajamento por parte dos estudantes evitando a dispersão e perda do foco durante as aulas. Nossa discussão baseia se no questionamento das técnicas, estratégias e vivências de práticas pedagógicas docentes que possam corroborar para a construção do aprendizado significativo, o desenvolvimento do protagonismo do aluno para que haja a contemplação de uma educação integral. Ressaltamos que o professor no seu papel de mediador do conhecimento possa fazer o uso das referidas técnicas e caso seja necessário, adaptá-las e complementá-las em seu contexto escolar visando a qualidade do ensino fornecida aos seus alunos. Refere-se a um momento de reflexão sobre as práxis pedagógicas na contemporaneidade acerca do que realmente seja relevante no trabalho docente para superar os desafios impostos do cotidiano escolar.

Biografía del autor/a

Diego Meira Santos, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Docente da escola EMEF Milena Benedicto, na cidade de São Paulo-SP, na disciplina de matemática do Ensino Fundamental Anos Finais. Docente da escola EMEI Tico-Tico na cidade de Carapicuíba-SP, Educação Infantil último ciclo.

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Publicado

04-02-2025

Cómo citar

Santos, D. M., & Conceição, M. R. (2025). A importância da gestão da sala de aula como suporte à prática docente contemporânea. Sigmae, 13(3), 253–263. Recuperado a partir de https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/2590